Como fazer denúncias pelo Facebook

As redes sociais fazem parte da vida das pessoas há muito tempo. Uma das mais conhecidas é o Facebook, que se tornou a rede…

Por Élida Santos em 22/11/2012

As redes sociais fazem parte da vida das pessoas há muito tempo. Uma das mais conhecidas é o Facebook, que se tornou a rede social com maior número de assinantes brasileiros em janeiro de 2012, superando o Orkut, que sustentou a marca por muitos anos. Mark Zuckerberg foi o fundador do Facebook, que nasceu na universidade, quando o garoto nem era formado. Zuckerberg percebeu que as pessoas queriam saber mais da vida dos colegas e familiares e ao mesmo tempo gostaria de compartilhar certas informações com pessoas próximas.

Leia mais sobre: Delegacia de crimes na internet SP

Os crimes virtuais são tão graves quanto alguns cometidos pessoalmente (Foto: Divulgação)

Denunciar informações postadas no Facebook

A mesma exposição que atrai os usuários pode ser alvo de situações constrangedoras e até perigosas. Pessoas acabam sendo monitoradas pela rede social e por falarem muitos detalhes da vida ficam na mira de bandidos. Alguns são vítimas de sequestros e roubos motivados pela exposição de bens ou informações valiosas que ajudam o bandido a fechar o cerco contra a vítima.

Além dos crimes físicos existem os verbais. Não é difícil ver divulgações amplas de conversas e comentários ofensivos, contra uma pessoa, ou uma raça e até de intolerância com relação ao homossexualismo e religiões. As pessoas acreditam que na internet pode tudo, pois acham que não tem como serem presas. Mas saiba que os próprios usuários do Facebook podem denunciar esses posts inapropriados.

Leia também: Saiba o que fazer em casos de crimes na internet

Como denunciar usuários do Facebook

Para denunciar as pessoas que cometem crimes por meio do Facebook para o próprio site é necessário acessar a página do usuário em questão e clicar na seta que fica do lado direito da palavra “Mensagem” (o ícone para fazer denuncia está entre as opções simbolizadas por um desenho de uma engrenagem). Após isso, selecione a opção “Denunciar/Bloquear”.

Após isso, aparecerá as seguintes opções para concretizar sua denuncia no Facebook:

– Cancelar assinatura de (aqui vai ser citado o nome do usuário que você optou em denunciar)

– Você não receberá mais atualizações de (nome do usuário a ser bloqueado) em seu Feed de notícias.

– Excluir conta de (nome do usuário a ser bloqueado)e

– O usuário a ser denunciado não poderá publicar em sua linha do tempo

 

Denuncie os usuários criminosos no Facebook (Foto: Divulgação)

Bloquear o usuário do Facebook

O bloqueio significa que vocês não poderão ver ou contatar o usuário no Facebook, mas ele também não poderá ver suas informações e falar com você por meio da página de relacionamento.

Além de bloqueá-lo, para concretizar a denúncia você deve denunciar esta pessoa na linha do tempo se os seus posts forem inapropriados. Para isso, escolha no campo “Denunciar/Bloquear” uma das seguintes motivações de denúncia:

– Meu amigo está me incomodando

– Este perfil está fingindo ser alguém ou é falso

– Capa inadequada

– Foto inadequada do perfil

-Meu amigo está me assediando ou estou sendo vítima de bullying

Denúncia de crimes virtuais na Policia Federal

Uma vez que você denuncia um perfil no Facebook ele será investigado pela equipe responsável e poderá ser retirado do ar. Caso os posts tenham lhe causado algum prejuízo material ou moral é indicado copiar as ofensas e levar junto a delegacia mais próximas ou denunciar por meio do site http://www.dpf.gov.br.

Top