Como fazer denúncia para a Vigilância Sanitária

Como fazer denúncia para a Vigilância Sanitária

Como fazer denúncia para a Vigilância Sanitária

Élida Santos 11/09/2017 Serviços

Saiba como fazer uma denúncia para a Vigilância Sanitária. A Vigilância Sanitária é o órgão vinculado ao Estado, destinado à defesa da saúde, tendo como principal finalidade  impedir que a saúde humana seja exposta a riscos. Cabe a esse departamento combater os efeitos nocivos gerados, que são: riscos ocupacionais – intensidades, carga horária, substâncias, processo de produção, ritmo e ambiente de trabalho do cidadão; riscos iatrogênicos – são decorrentes de tratamento médico e uso de serviços de saúde, infecção hospitalar, medicamentos, hemoderivados e sangue, tecnologias médico-sanitárias, radiações ionizantes e procedimentos e serviços de saúde.

Como fazer denúncia para a Vigilância Sanitária

Aprenda a Como fazer denúncia para a Vigilância Sanitária

Como fazer denúncia para a vigilância sanitária

Também é de responsabilidade da Vigilância Sanitária fiscalizar os riscos institucionais, que são aqueles problemas que podem colocar a saúde das pessoas em perigo em locais como escolas, creches, clubes, motéis, portos, hotéis, fronteiras, estações ferroviárias, aeroportos e rodoviárias, salão de beleza e saunas. Os chamados riscos sociais também são fiscalizados pelo órgão. Esse tipo de risco é relacionado a transporte, substâncias psicoativas, alimentos, violências, necessidades básicas, grupos vulneráveis, além de ter de combater as consequências de distorção sanitária.

Além da fiscalização dos funcionários ligados ao órgão, a população tem um papel importante, podendo denunciar as infrações cometidas por pessoas, empresas e estabelecimentos comerciais.

Se você ir a um restaurante e detecta que as condições de higiene do local não estão apropriadas é cabível uma denúncia. Mas como denunciar? Cada município possui um departamento ligado a Vigilância Sanitária, e você pode ligar nos telefones de denúncia disponibilizados na cidade. Porém, se a reclamação não for atendida acesse o site http://www.cvs.saude.sp.gov.br/ouvidoria.asp e registre a queixa referente ao mau atendimento do órgão local (no caso das cidades do Estado de São Paulo).

Se você é de outro estado e deseja fazer uma denúncia Denúncia Vigilância Sanitária (Clique AQUI)e preencha o formulário com os itens obrigatórios. A denúncia pode ser feita de forma anônima sem que você precise se identificar. Encontre informações também através do telefone:

ANVISA ATENDE – 0800-642-9782

Você TAMBÉM é um agente!

Mas cabe a população fazer a sua parte. De nada adianta denunciar um estabelecimento, por não estar cumprindo as regras estabelecidas pela Vigilância Sanitária, se em sua residência o mesmo acontece. Por isso, mantenha o quintal e casa limpos, sem criadouros propícios para parasitas e mosquitos, como por exemplo, o transmissor da dengue. Faça a sua parte não jogando lixo nas ruas e não tendo atitudes que coloque em risco a saúde das pessoas.

Outros artigos

Dicas para a higiene do couro cabeludo

26/07/2013

Dicas para a higiene do couro cabeludo

Alguns problemas capilares, como a queda de cabelo e a dermatite seborreica, estão diretamente ligados com o excesso de sebo no couro cabeludo. Muitas pessoas, duran...

Novo corte de cabelo de Kate Middleton

04/12/2012

Novo corte de cabelo de Kate Middleton

Na semana passada, dia 27 de novembro, a duquesa de Cambridge Kate Middleton exibiu um corte de cabelo novo. As madeixas da bela duquesa - que lembra o franjão de Di...

Vagas de Emprego em Mogi das Cruzes 2010

21/02/2010

Vagas de Emprego em Mogi das Cruzes 2010

Vagas de Emprego em Mogi das Cruzes 2010: Preparamos essa matéria especialmente para vocês que moram em Mogi das Cruzes e que pretendem conseguir um bom emprego,...