Como fazer compras em tempos de crise

Aprenda como fazer compras em tempos de crise! A situação econômica atual exige muito cuidado com todo o tipo de gasto. É preciso lembrar…

Aprenda como fazer compras em tempos de crise! A situação econômica atual exige muito cuidado com todo o tipo de gasto. É preciso lembrar que nem sempre as promoções são vantajosas, é necessário estudar muitas propostas de venda antes de efetuar qualquer compra.

Como fazer as compras em tempos de crise. (Foto Ilustrativa)

Além de controlar a impulsividade, algumas dicas podem auxiliar a economizar e tornar a compra possível mesmo em momentos não tão favoráveis. Vale lembrar que durante a recessão econômica o número de consumidores cai e alguns vendedores optam por ofertar mais barato para atrair mais clientes. Pechinchar é sempre uma ótima alternativa!

Confira 10 profissionais mais cobiçados em tempos de crise

Como fazer compras em tempos de crise

Veja como fazer compras em tempos de crise:

Lista de compras

A lista de compras é indispensável, principalmente para economizar nos gastos com a alimentação. Coloque na lista somente o essencial para a semana e só retorne a feira ou supermercado apenas quando for necessário. As compras mensais nunca duram um mês e sempre é preciso fazer outra compra antes do previsto, para ter controle, opte pela compra semanal.

Faça uma lista e compre apenas o necessário. (Foto Ilustrativa)

Pesquise preços

Os preços variam de loja para loja, além de pesquisar preços, é importante procurar ou até mesmo propor descontos antes de efetivar a compra. Nas lojas virtuais os preços são mais acessíveis, mas é preciso verificar a qualidade do produto e a reputação do vendedor para não haver risco de prejuízo.

Continuar Lendo  Ovos de Páscoa luxuosos e Infantis

Não faça parcelamentos

A grande desvantagem dos parcelamentos são os juros, a compra à vista sai em média 20% mais barato. Além disso, o pequeno valor das prestações impede que o comprador tenha percepção do quanto compromete na renda mensal, portanto, aumenta a possibilidade de ficar no vermelho.

Fuja de parcelamentos. (Foto Ilustrativa)

Leia também: Planilha de orçamento familiar – Download gratuito

Evite usar cartão de crédito ou cheque especial

A facilidade de comprar com o cartão de crédito leva o consumidor a atingir altos valores na fatura mensal, se aceitar a proposta de pagar o valor mínimo, a dívida aumenta cada vez mais. Utilizar o cheque especial (limite) para comprar mesmo em tempos de crise também é um erro comum, mas vale lembrar que o valor é descontado assim que qualquer quantia de dinheiro cai na conta, dessa maneira pode provocar um ciclo de débito constante, no qual a conta sempre fica negativa.

O momento não é ideal para entrar no cheque especial. (Foto Ilustrativa)

Fuja dos financiamentos

Durante a crise não é recomendada a compra de automóveis, imóveis ou qualquer outro bem que necessite de financiamento para o pagamento. Isso porque a taxa de juros tende a aumentar constantemente e pode colocar a situação econômica e financeira dos consumidores em risco com prestações cada vez mais altas.

Veja também: 5 formas de não ficar sem dinheiro mesmo desempregado

As dicas de como fazer compras em tempos de crise devem ser colocadas em prática mesmo em momentos favoráveis a investimentos e aquisição de bens de alto valor. É uma ótima maneira de economizar e conseguir manter uma poupança. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre compras. 

Continuar Lendo  Aparelho Blu Ray Barato Preços, Onde Comprar

Top