Como fazer cachos com os dedos

Para cachear os cabelos, geralmente as mulheres usam babyliss ou prancha. Produtos termoativados ajudam a proteger os fios, enquanto estes ganham formatos diferentes, devido…

Por Editorial MDT em 26/06/2015

Para cachear os cabelos, geralmente as mulheres usam babyliss ou prancha. Produtos termoativados ajudam a proteger os fios, enquanto estes ganham formatos diferentes, devido ao calor dos aparelhos. Porém, ainda que se usem produtos adequados, a temperatura alta prejudica os cabelos. Mas é possível fazer cachinhos, sem utilizar o calor. A técnica é simples e permite fazer penteados, de forma mais segura. Além disso, caso você fique sem a prancha ou o babyliss, não precisará ficar sem seu penteado. Saiba como fazer cachos com os dedos.

É possível fazer cachos, sem o uso de calor (Foto: Divulgação)

Como fazer cachos com os dedos

Embora muitos pensem que isso é necessário, é preciso preparar os cabelos para fazer cachos, a partir de sua lavagem. O ideal é que os fios sejam lavados com shampoos adequados ao tipo de cabelo ou com um produto neutro. A quantidade de condicionador também é importante. Quanto maior, mais dificuldade de fixação terão os cachos. Portanto, use apenas um pouquinho do produto.

Caso opte por não usar condicionador, você também pode apenas lavar os cabelos com shampoo e utilizar um leave-in, antes de fazer cachos sem babyliss. Uma dica para que os cachos fiquem marcantes é utilizar um leave-in ativador de cachos logo após a lavagem do cabelo, ele deixará os cachos mais marcantes.

Prenda os rolinhos, usando grampos comuns (Foto: Divulgação)

Aprenda a Fazer Cachos com os Dedos

Para que os cachos se formem, é importante que os cabelos estejam levemente úmidos. Retire o excesso de água, usando a toalha ou o secador e desembarace bem os fios. Caso tenha muito cabelo, você pode dividi-los em mechas, prendendo-as com piranhas. Isso facilitará o trabalho.

Agora, é o momento de decidir como serão os cachos. Se você separar mechas grossas para cachear, obviamente os cachos ficarão maiores. Se quiser cachinhos bem enroladinhos, trabalhe com mechas finas  para que ele possa ficar com aquela aparência de vários cachos, esse é um estilo marcante e muito bonito de se ver.

A técnica para fazer cachos usando os dedos é muito fácil e antiga. Basta separar a mecha (verifique se está desembaraçada) e posicionar um dedo em cima de suas pontas. Deixe que as pontas fiquem viradas para cima e enrole-a levemente no dedo, segurando com o polegar. Coloque o dedo da outra mão, ao lado do polegar. Ainda segurando o cabelo, passe o primeiro dedo sobre o segundo dedo. Solte o polegar e continue passando, um sobre o outro, subindo em direção à raiz.

Perceba que você usará os dedos (um de cada mão) para enrolar e, neste momento, decida qual será o tamanho da circunferência do cacho. Quando chegar à altura desejada, use um grampo comum e prenda o cacho. Com cuidado, faça isso em toda a cabeça. Os cachos enrolados com os dedos deverão secar bem, antes de serem soltos. Você pode acelerar o processo, usando um secador; porém, caso queira evitar o uso de calor, espere que seque naturalmente.

Ao final, solte os cachos, usando as mãos ou pente de cerdas largas (Foto: Divulgação)

Assim que os cabelos estiverem bem secos, solte os grampos, com delicadeza. Use as mãos ou um pente com cerdas largas, modelando os fios, conforme desejar. O penteado está pronto! Outras técnicas podem ser utilizadas, além dos dedos, como os cachos com alumínio ou cachos com bobes.

Top