A redação tem um papel relevante nos vestibulares da USP, Unesp, Unicamp e diversas universidades públicas e privadas. Para fazer um bom texto, é preciso se preparar com antecedência, lendo notícias e artigos e treinando. Procure sempre se manter atualizado e na hora da prova tome cuidado para não se desviar do tema proposto.
A leitura é um dos principais meios para aprender sobre o mundo, adquirir cultura geral e vocabulário. Os temas são variados e atuais, com destaque para as questões sociais. Para formar uma posição sobre determinados assuntos vale ler sempre os editoriais dos jornais, que são dissertações com defesa de argumentos e teses. Uma dica é reescrever os editoriais com palavras diferentes, para adestrar a escrita.
O treino é fundamental para se preparar para os exames. O indicado é fazer no mínimo uma redação por semana. Após a correção de seu professor, refaça o texto, melhorando os pontos indicados por ele, corrigindo falhas. Vale pedir a opinião de familiares sobre seus textos e até dos colegas. Você pode até mesmo trocar suas redações com eles e, desta forma, todos ganham com a colaboração recíproca.
Na hora da prova, leia com atenção o enunciado e os textos apresentados. Identifique o que está sendo proposto pela banca e as palavras chaves nos textos. Após saber qual o tema, pense nas teses e argumentos que irá defender durante o texto. Vale fazer rapidamente um rascunho com os tópicos que lhe vierem à cabeça e que tem relação com o tema, para depois decidir quais são os mais adequados para usar. Se possível, anote as ideias que tiver para não correr o risco de esquecê-las.
Continue lendo: Dicas Para Ser Aprovado em Vestibulares Concorridos
Dicas para responder perguntas discursivas
Atenha-se ao tema proposto para evitar que seu texto seja zerado e tome cuidado com repetições de palavras. Evite fazer trechos longos de texto para não deixar a redação ficar confusa e incoerente.
Com estas instruções, você poderá fazer uma boa redação no vestibular. Estude bastante Língua Portuguesa, atente-se a gramática e leia jornais, revistas e livros. Faça um texto claro e objetivo e não se esqueça do título.