Como fazer alteração de endereço para extrato FGTS

PUBLICIDADE

O FGTS é um benefício concedido ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Com este dinheiro, ele pode cuidar da família, pagar as contas e procurar um novo emprego com mais tranquilidade. A assistência financeira serve como uma segurança durante o período em que o indivíduo estiver afastado do mercado de trabalho.

O trabalhador só tem direito ao fundo de garantia se apresentar contrato de trabalho formal, ou seja, de acordo com as leis do CLT. Para sacar o benefício, ele deve se dirigir a um caixa eletrônico, lotérica ou agência da Caixa Econômica Federal, munido do cartão cidadão. Já no caso de atualização de dados e consultas, é possível contar com os serviços online.

alteração de endereço para extrato FGTS
Saiba como fazer a alteração de endereço para extrato FGTS

Alteração de endereço FGTS

Atualizar o endereço do FGTS é muito importante, pois somente assim o trabalhador pode receber na sua casa o extrato do benefício. Este documento é enviado a cada dois meses e serve para verificar se os depósitos estão sendo feitos adequadamente pelo empregador. Em casos de atrasos do pagamento, é necessário entrar em contato com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

PUBLICIDADE

Em poucos minutos o trabalhador pode atualizar o seu endereço pela internet. Siga as instruções:

1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal, na área do NIS (PIS/PASEP);

2. Informe o número de inscrição social e a senha de internet, que só pode ser cadastrada com a senha do Cartão Cidadão;

3. Faça a alteração, cadastrando o novo endereço completo;

4. Depois de atualizar os dados, os extratos do fundo de garantia são enviados para o novo endereço, para que o trabalhador acompanhe os lançamentos na sua conta.

Saiba mais: Cadastrar PIS Via Internet – Cadastro PIS/PASEP da Caixa

PUBLICIDADE

A mudança do endereço também é realizada através da central de atendimento, basta ligar para 0800 7260101.

Sobre o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) existe desde a década de 60 e mantém o objetivo de fornecer assistência financeira ao trabalhador. O benefício, depositado mensalmente pelo empregador na conta do ex-funcionário, corresponde a 8% do salário bruto.

A instituição financeira responsável pelo FGTS é a Caixa Econômica Federal, que também controla os demais benefícios trabalhistas associados ao cartão cidadão. Para conferir se os depósitos estão sendo feitos adequadamente todo o mês, o trabalhador verifica o seu extrato.

O trabalhador tem liberdade para sacar normalmente o seu fundo de garantia ou fazer outros tipos de aplicação, como a aquisição da casa própria ou consórcio imobiliário.

Veja também: Senha do cartão cidadão – como recuperar

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.