Como fazer a troca de filtros do seu carro

Como fazer a troca de filtros do seu carro é algo que muitos proprietários de automóveis vivem querendo saber, pois a manutenção correta desses…

Por Andre em 07/09/2014

Como fazer a troca de filtros do seu carro é algo que muitos proprietários de automóveis vivem querendo saber, pois a manutenção correta desses componentes é essencial para um bom funcionamento do veículo.

Como fazer a troca de filtros do seu carro (Foto: Divulgação)

Baratos, descartáveis e de fácil substituição, os filtros do carro funcionam como uma espécie de “sistema imunológico” do veículo, tendo a importante função de evitar a entrada de impurezas no motor, que é o coração do automóvel.

São eles o filtro de ar, filtro de combustível e filtro de óleo, peças fundamentais para o funcionamento do veículo. E no caso dos carros com ar condicionado, há ainda o filtro do ar condicionado, cuja função não está ligada ao motor, mas sim a retirar odores e a filtrar o ar que vem da rua para o interior da cabine.

5 dicas para cuidar do motor do carro

Como fazer polimento cristalizado no carro

Como fazer a troca de filtros do seu carro

Filtro de ar (Foto: Divulgação)

Trocar os filtros do carro é algo que pode ser feito nas oficinas mecânicas ou nas concessionárias. Mas você também pode fazer as trocas em casa, se possuir conhecimentos para a tarefa e os materiais necessários.

A troca do filtro de ar é a mais simples. Basta abrir o capô do carro, procurar pelo componente (ele se parece com uma esponja de banho e costuma ficar protegido por uma caixa, na parte superior do motor), soltar as presilhas da caixa de proteção e efetuar a troca.

Filtro de combustível (Foto: Divulgação)

Já a troca do filtro de combustível e a troca do filtro de óleo são procedimentos um pouco mais complexos e variam de acordo com o modelo do carro, mas de maneira geral, precisam ser feitas com o carro em uma plataforma elevada.

Caso queira fazê-las você mesmo, consulte o manual do proprietário para verificar as orientações e a localização dessas peças no seu carro. Mas o ideal é efetuar as trocas em uma oficina de confiança ou nas lojas especializadas.

Quando trocar os filtros do carro

Filtro de óleo (Foto: Divulgação)

Além de saber como fazer a troca de filtros do seu carro, também é importante saber quando trocar os filtros do carro. No caso do filtro de ar, a troca deve ser feita a cada 10.000 km, em média.

Já o filtro de combustível deve ser trocado entre 10.000 e 15.000 km, dependendo do modelo, enquanto a reposição do filtro de óleo deve acontecer junto com a troca de óleo (entre 7.000 e 10.000 km, em média).

Tais prazos podem variar bastante, conforme o modelo do veículo. Em caso de dúvidas, consulte o manual do proprietário ou entre em contato com a fabricante do carro.

Top