Como fazer a higiene de aparelho dentário

Os aparelhos ortodônticos estão cada vez mais presentes nos sorrisos das pessoas. Além de corrigir o alinhamento dos dentes, o tratamento atua na prevenção…

Por Editorial MDT em 05/08/2013

Os aparelhos ortodônticos estão cada vez mais presentes nos sorrisos das pessoas. Além de corrigir o alinhamento dos dentes, o tratamento atua na prevenção de vários problemas de articulação dental inadequada. Para ter somente resultados positivos, é necessário ter atenção redobrada com a higiene bucal. Saiba mais sobre o assunto e veja como fazer a higiene de aparelho dentário.

Utilize escovas de cerdas macias. (Foto: divulgação)

Higiene bucal com aparelho

Segundo especialista em tratamentos dentários não basta somente colocar os dentes no lugar e finalizar o tratamento com muitas cáries e com as gengivas prejudicadas. Se não forem usados métodos específicos de higiene, a placa bacteriana pode se formar e causar cáries e doenças gengivais em áreas mais inacessíveis.

Os restos alimentares que ficam presos nos aparelhos devem ser retirados para evitar que ocorram problemas nos dentes e inflamação nas gengivas. Para garantir que esse processo de limpeza seja feito corretamente, selecionamos algumas dicas de como deve ser realizada a higiene bucal de aparelhos.

É preciso fazer a higiene dos dentes corretamente. (Foto: divulgação)

Dicas de como fazer a higiene de aparelho dentário

1. Escolha da escova dental: a escova mais indicada para quem usa aparelhos fixos deve conter grande quantidade de cerdas ultramacias. Porém, para que ela se encaixe aos braquetes, ela deve conter uma canaleta central, que possibilita a escovação efetiva e favorece a limpeza dos componentes do aparelho. Para os aparelhos fixos linguais, a escova deve ter tamanho menor e angulação que facilite o acesso e a escovação interna da boca. É importante que a escovação seja feita em uma sequencia e que nenhuma superfície fique sem ser escovada.

2. Limpeza dos dentes: juntamente com os arcos e fios é preciso usar uma escova interdental, que é capaz de limpar o local de maneira muito eficiente. A escova deve ser movida de maneira suave sobre os dentes, obedecendo a ordem de cima para baixo entre os componentes do aparelho e os dentes. Somente um movimento é suficiente, não são necessários movimentos exagerados de vai e vem. Além disso, é preciso passar o fio dental entre os dentes. Para isso, utilize uma agulha de plástico oferecida pelo dentista para facilitar o processo.

3. Reforço na higienização:a escova tufo se adapta melhor aos contornos dos dentes e braquetes. A cabeça mínima e cerdas mais longas conseguem atingir áreas quase que inacessíveis para a limpeza. Ela ajuda na prevenção de placa bacteriana, desmineralização, cáries e inflamação das gengivas. É indicado também utilizar um enxaguante bucal para finalizar o processo.

O uso de fio dental é essencial. (Foto: divulgação)

Várias doenças podem ser causadas pela falta de higiene bucal. Com quem usa aparelhos não é diferente. Os usuários de aparelhos ortodônticos devem ter cuidados redobrados com a higiene bucal, afinal, o acúmulo de restos de alimentos é muito maior. Aposte nas dicas de como fazer a higiene do aparelho dental e previna diversos problemas.

Top