Como fazer a criança deixar de chupar o dedo

É comum os bebês chuparem o dedo, porque assim, eles suprem a ausência de sua mãe. Contudo, quando esse hábito continua após os 6…

Os bebês normalmente chupam o dedo, mas esse hábito não pode perdurar além dos 6 anos. (Foto: Divulgação)

É comum os bebês chuparem o dedo, porque assim, eles suprem a ausência de sua mãe. Contudo, quando esse hábito continua após os 6 anos, pode se tornar um grande problema, principalmente para a saúde da criança, que pode ficar com os dentes tortos ou com o dedão inchado. Além do mais, ela terá problemas sociais quando outras crianças descobrirem esse hábito. Por isso, saiba como fazer a criança deixar de chupar o dedo.

Não insista para que a criança deixe de chupar o dedo, pois esse será um reforço para ela continuar chupando-o. Então, aproveite alguma situação como a zombaria dos colegas para conscientizá-la de que ela está grande demais para isso. Assim, ela mesma tomará a iniciativa de parar.

A criança parará de chupar o dedo por vontade própria. (Foto: Divulgação)

Se essa técnica não funcionar, faça um sistema de recompensas. Para tanto, cole um calendário na parede do quarto do seu filho e, se ele ficar sem chupar o dedo algum dia, faça um sorriso. Por outro lado, desenhe uma carinha triste quando ele chupar o dedo. No final do mês, some quantos dias ele chupou e quantos não o fez. Se ele ficou mais dias sem o hábito, leve-o ao seu restaurante favorito ou dê-lhe um pequeno presente.

Outro método que pode ser usado é o de sugerir ao seu filho que pare com esse hábito somente em público para que as pessoas não cochichem sobre ele. Aos poucos, aumente o desafio, passando para os momentos mais complicados como a hora de dormir ou de assistir televisão. Ao final, dê-lhe uma pequena recompensa caso ele consiga cumprir o acordo.

Leia Também:  Coleção Arezzo 2012: tendências e fotos

O reforço negativo como bater na criança, xingá-la, gritar com ela ou tirar sarro dela não funciona, apenas deixa-a mais retraída, envergonhada e traumatizada. A criança entende o que você diz, portanto, converse com ela a respeito do assunto, sempre com muita calma e compreensão.

Dê uma pequena recompensa caso a criança deixe de chupar o dedo. (Foto: Divulgação)

Para que a criança deixe de chupar o dedo é preciso ter muita paciência, calma e discernimento. Com essas qualidades, o seu filho certamente deixará esse hábito, mesmo que demore um pouco. Sendo assim, escolha o melhor método e comece a aplicá-lo nesse instante.

Top