Como fazer a criança consumir menos refrigerante

As crianças estão cada dia mais consumindo quantidades significativas de refrigerantes, o que pode gerar problemas de saúde. Além dos problemas nos dentes, da…

Por Editorial MDT em 19/11/2012

As crianças estão cada dia mais consumindo quantidades significativas de refrigerantes, o que pode gerar problemas de saúde. Além dos problemas nos dentes, da obesidade e diabetes que podem ser provocados pelo consumo excessivo da bebida, os refrigerantes podem causar outros danos ao organismo das crianças. Por isso, veja como fazer a criança consumir menos refrigerante.

O consumo de refrigerantes deve ser moderado na infância. (Foto: divulgação)

O perigo dos refrigerantes na infância

Beber refrigerantes é uma delícia e não há nada mal em tomar a bebida de vez em quando. Porém, o consumo diário dessas bebidas pode ser prejudicial às crianças. A ingestão excessiva desses produtos pode aumentar os riscos de obesidade na infância e favorecer o surgimento do problema também na fase adulta.

É verdade que o suco de laranja também é calórico (contém em média 90 calorias), porém ele oferece inúmeros benefícios devido as suas propriedades nutritivas, como as vitaminas e os minerais. Já os refrigerantes possuem poucos nutrientes.

Além disso, o excesso de refrigerantes pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, devido a grande quantidade de açúcar neles contidos. Não é em vão que nos Estados Unidos a obesidade e diabetes aumentam a cada dia mais, já que são os maiores consumidores de refrigerante do mundo.

Os pais devem incentivar o consumo de sucos e água em casa. (Foto: divulgação)

Veja também os perigos dos refrigerantes zero 

Dicas de como fazer a criança consumir menos refrigerante

1. O que faz mal no consumo de refrigerante é o excesso. Portanto, a criança pode sim tomar um copo de refrigerante em uma festinha de aniversário do colega;

2. A saúde alimentar começa em casa, sendo assim é preciso educar e alertar a criança sobre os perigos desse produto. Os pais devem evitar o consumo geral dos refrigerantes em casa e não somente a criança;

3. Impor limites para a ingestão de refrigerantes é uma excelente forma de evitar o excesso da bebida pela criança. Os pais devem estabelecer o consumo de refrigerantes somente no final de semana e com moderação;

4. Prefira oferecer sucos naturais para todos os membros da família diariamente, dessa forma a criança não tomará tanto refrigerante e se acostumará com bons hábitos;

5. Caso a criança já esteja consumindo refrigerante em excesso, a retirada deve ser um processo lento para que ela não sofra com a situação. Converse com seu filho e explique o porquê de precisar tomar menos refrigerante, mostre que está você está ao lado dela para dar apoio.

As crianças devem consumir bebidas saudáveis na infância. (Foto: divulgação)

Veja também quais são os verdadeiros prejuízos do refrigerante 

O consumo de refrigerante deve ser moderado na infância, pois o excesso dessa bebida pode causar sérios problemas à saúde das crianças, tanto na infância quanto na fase adulta. Os pais devem ser pacientes e estabelecer o novo consumo aos poucos, lembrando que a regra deve ser cumprida por todos os membros da família.

Top