Como fazer a casa parecer maior

Um dos principais desafios na hora de decorar está em fazer com que os ambientes residenciais pareçam maiores do que realmente são. No entanto,…

Por Isabella Moretti em 21/03/2012

Aposte no branco como a cor predominante na decoração.

Um dos principais desafios na hora de decorar está em fazer com que os ambientes residenciais pareçam maiores do que realmente são. No entanto, alguns truques podem ajudar o morador a planejar um visual apropriado para cada área da casa e criar a sensação de amplitude.

Viver em ambientes apertados é realmente difícil, tanto para se locomover entre os cômodos como também para desfrutar de momentos de conforto. Para que a falta de espaço na residência não seja um problema para os moradores, é importante fazer um estudo de cada divisão e tomar notas das medidas antes de escolher a mobília ideal.

A otimização dos espaços deve ser colocada em prática principalmente nos apartamentos, que possuem áreas pequenas que nem sempre satisfazem as necessidades dos moradores. Ao criar a sensação de amplitude no imóvel, é possível até mesmo aumentar o seu valor para vender ou alugar.

Truques para ampliar ambientes residenciais

Os espelhos favorecem a sensação de amplitude

1. A primeira sugestão consiste em decorar cômodos pequenos com cores neutras ou pastéis que reflitam luz, sobretudo o branco. Este tom claro, leve e discreto, tem o poder de ampliar espaços e ainda por cima torná-los atemporais. Desta forma, invista em móveis brancos ou mesmo nas paredes desta cor, mas cuidado para não acabar caindo na monotonia.

2. Outro recurso usado para que o espaço pareça maior é a iluminação, que não pode ser tão restrita ou aconchegante. Vale apostar na combinação das paredes brancas com uma luz difusa fria, capaz de deixar o ambiente totalmente claro e aparentemente maior.

3. Os acessórios de decoração contribuem com a sensação de amplitude, como é o caso dos espelhos. Distribua algumas peças nas paredes e observe o poderoso efeito do reflexo para aumentar as dimensões. Quando usados da maneira adequada, os espelhos se tornam grandes aliados da iluminação, já que melhora a distribuição da luz no cômodo.

4. As cortinas que vestem as janelas devem ser claras e leves, sem causar o escurecimento do ambiente através de tecidos pesados e escuros.

5. Os móveis que decoram cada espaço precisam ser proporcionais, ou seja, não podem ser grandes demais a ponto de interferir na circulação dos moradores. Optar por versões mais compactas e eliminar a mobília desnecessária são sugestões que ajudam a aproveitar a área da melhor forma possível.

Um ambiente claro, limpo e bem organizado parece maior.

6. Um ambiente limpo e bem organizado consegue parecer mais espaçoso, tal como uma área que foi decorada a partir de uma proposta minimalista.

7. Evite escurecer o cômodo com revestimento, móveis ou objetos escuros. Quanto mais clean for à decoração, maior será a sensação de amplitude.

Use as dicas e faça a sua casa parecer maior.

Top