Como falar sobre drogas com crianças

Conversar com os filhos sobre drogas é algo que gera muitas dúvidas para os pais que não sabem a hora certa e melhor forma…

Por Editorial MDT em 28/02/2013

Conversar com os filhos sobre drogas é algo que gera muitas dúvidas para os pais que não sabem a hora certa e melhor forma de falar sobre esse assunto. O fato é que as crianças devem saber sobre as drogas e suas consequências do seu uso desde cedo. Saiba mais sobre o assunto e veja como falar sobre drogas com crianças.

Os pais devem conversar com calma com os filhos sobre as drogas. (Foto: divulgação)

Conversando sobre drogas em casa

A maioria dos pais encontram dificuldades para conversar com os filhos sobre drogas, é como acontece quando se trata de assuntos delicados como o sexo. Para falar sobre as drogas, é importante ressaltar a prevenção e o convite a comportamentos saudáveis do que dizer apenas dos riscos e efeitos das drogas.

Embora haja casos de que as crianças de 8 ou 9 anos usam drogas pesadas, é nessa idade que elas estão mais abertas para o aprendizado dos comportamentos na vida adulta. Sendo assim, é importante que elas entendam como os pais lidam com a questão em casa.

As crianças não aprendem somente palavras, mas também os atos dos demais familiares, por se tratarem de modelos a serem seguidos por elas. Entretanto, é muito comum encontrar famílias que usam drogas em sua cultura e podem influenciar a criança.

É importante ser amigo do filho e falar sobre as drogas. (Foto: divulgação)

Veja também uso de drogas durante a gravidez 

Como falar sobre drogas com crianças

A influência dos pais desde cedo pode evitar experiências negativas relacionadas ao uso de drogas, podendo até mesmo salvar a vida dos filhos. Os pais primeiramente devem servir com espelhos para as crianças, portanto, usar drogas, pode fazer com que ela tenha interesse nisso.

Os pais devem conversar com os filhos e educa-los sobre as drogas mais comuns, seus efeitos adversos, sintomas e como são usadas. Enfatizando os malefícios gerados pelas mesmas. É importante deixar claro para os filhos, que o perigo pode estar não somente no uso constante, mas também no uso casual das drogas.

Os conceitos de orientação e responsabilidade também auxiliam no desenvolvimento dessa criança e fazem com que se afastem das más companhias. Os pais deverão ser instruídos e usar suas melhores forças, que são o amor e o diálogo com o filho.

Os pais devem falar sobre as drogas desde a infância. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre como falar sobre drogas com os filhos

Conversar com os filhos sobre os efeitos nocivos das drogas é sempre o melhor caminho para evitar que os mesmos venham a usar. É preciso também que os pais deem bons exemplos para que a criança não desperte o desejo pelas drogas. Não se esqueça que o amor e bom relacionamento com o filho também são essenciais para evitar o problema.

 

 

Top