Como evitar queda de pelo dos cães?

Nesta época do ano, é mais comum a queda de pelos dos cães e gatos. Quem tem pets grandões sofre ainda mais com esse incômodo. Onde quer que se olhe, lá estão tufos e tufos de pelos e isso não é nada agradável, tampouco higiênico. As causas podem ser diversas e podem, inclusive, ser acompanhas de feridas e outros problemas. Saiba como evitar a queda de pelos dos cães.

Queda de pelos excessiva atrapalha a vida dos donos e dos cães (Foto: Divulgação)

Por que os pelos dos cães caem?

Os pelos dos cães, tal como acontece com os cabelos humanos, têm um ciclo de vida. É normal, em qualquer época do ano, encontrarmos alguns pelinhos que caíram, aqui e ali. Porém, duas vezes ao ano, os cães passam por uma troca de pelos. Na primavera, eles caem e surgem outros, mais curtos e finos. Já no outono, tais pelos são substituídos por uma pelagem mais grossa e comprida. São os artifícios da natureza para enfrentar as adversidades do tempo, suportando temperaturas altas e baixas.

Também há casos de queda de pelos dos cães causada por bactérias, fungos, protozoários e outros parasitas. No calor, a umidade relativa do ar faz com que as bactérias se multipliquem, na pelagem dos pets. Qualquer coisa que ocasione feridas poderá agravar o problema, pois os cães lambem-nas, coçam-nas, facilitando a entrada de outras bactérias. É por isso que muitos dogs ficam com feridas feias, acompanhadas de queda dos pelos.

Finalmente, a alimentação pobre dos animais irá se manifestar com a queda de pelos, além de outros sintomas.

Se o cão gosta de frutas e legumes, sua alimentação será ainda mais saudável (Foto: Divulgação)

Como evitar que os pelos dos cães caiam?

Primeiramente, é imprescindível que os cães tenham uma alimentação saudável. Vale investir em rações de boa qualidade e evitar dar comida humana para os pets. As exceções são os legumes e frutas. Se o seu cãozinho gosta deste tipo de alimento, você pode agradá-lo com tais petiscos, desde que eles não sejam a alimentação básica do cão.

Evite deixar seu cão em lugares úmidos ou sujos. A umidade pode desencadear a proliferação de fungos, que resultam em dermatites. Também não é indicado deixar os cães molhados, após o banho. Seque-os bem, usando uma toalha ou secador e, se possível, faça com que ele permaneça sob o sol, até que os pelos sequem, completamente.

A consulta ao veterinário é muito importante, para que se descubram as causas da queda (Foto: Divulgação)

Nunca use cosméticos humanos nos cães. Existem produtos adequados para eles. Na hora de banhá-los, utilize sabão ou shampoo próprios para os pets. Produtos humanos não são bons para os animais e podem causar alergias, fazendo com que os pelos caiam. Além disso, um banho por semana é suficiente. O excesso poderá causar problemas na pele nos animais.

Finalmente, caso a queda dos pelos pareça algo incomum e constante, é indicado levar o pet ao veterinário, verificando as causas do problema.

Reply