Como Evitar Pneumonia no Inverno, Dicas de Saúde

A Pneumonia é uma infecção causada nos pulmões por diferentes motivos. Está fortemente presente no inverno, onde as pessoas se aglomeram mais em locais…

A Pneumonia é uma infecção causada nos pulmões por diferentes motivos. Está fortemente presente no inverno, onde as pessoas se aglomeram mais em locais fechados. A infecção pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas, fungos e outros microorganismos. Muitas pessoas morrem de pneumonia. É uma doença séria que deve ser identificada e tratada bem no inicio. Os sintomas são parecidos com o de gripe ou resfriado. Por esse motivo muitas pessoas chegam tarde aos hospitais ou mesmo nem se tratam corretamente, achando que é uma gripe passageira. Devido à infecção, o paciente sofre com tosses e demais complicações respiratórias. Entre outros sintomas estão a febre, calafrios, dor no tórax e tosse com expectoração (catarro) amarelada ou esverdeada que pode ter um pouco de sangue misturado à secreção. A tosse pode ser seca no início. A respiração pode ficar mais curta e dolorosa, a pessoa pode ter falta de ar e em torno dos lábios.

Os casos são mais sérios quando aparecem em crianças. A pneumonia na verdade aparece no organismo por uma falha na defesa do mesmo. Sendo assim, as crianças tem maior fragilidade no sistema imunológico. Mas essa é uma complicação que pode acontecer em pessoas de todas as idades. Recentemente, a presidente Dilma Roussef foi internada com a doença. É algo que aparece e se alastra muito rápido nos pulmões. Em alguns casos, pode ocorrer dor abdominal, vômitos, náuseas e sintomas do trato respiratório superior como dor de garganta, espirros, coriza e dor de cabeça. É algo bem incomodo. Quando surgirem esses sintomas, o paciente deve procurar imediatamente um hospital ou médico.

Muitas pessoas pesquisam sobre como evitar pneumonia no inverno, pois é nessa época do ano que aparece a maioria dos casos. Diferente do que muitos falam e imaginam, essa não é uma doença que se pega com o vento, com exposição ao frio ou coisas do tipo. Assim como a Gripe, a Pneumonia é causada através de um microorganismo. A aglomeração de pessoas é o caso mais comum para a alastrarão de pneumonia. Ela se fixa no organismo que estiver imunologicamente afetado, ou seja, com baixa resistência. A Gripe se instala mais facilmente, pois consegue ficar em um organismo mais forte.

O primeiro passo é evitar locais fechados com aglomeração de pessoas. Mesmo que haja o frio, é melhor o ar gelado circular do que não haver circulação de ar. Isso vale para escolas, creches, locais de trabalho, hospitais e assim por diante. A pneumonia ocorre quando a pessoa inala um microorganismo, através da respiração. Ela também pode aparecer com a ploriferação de bactérias que vivem na boca e chegam ao pulmão. Outro caso, mais incomum, acontece quando há uma infecção por um microorganismo em outro local do corpo, essa se alastra e, através do sangue que circula, chega aos pulmões, onde causa a infecção. Caso você ainda não saiba como não pegar pneumonia, há medidas que podem ser tomadas para evitar ou amenizar a contração.

Gripe ou resfriado podem preceder uma pneumonia. Para tentar evitar isso, vacinas foram criadas. Hoje você encontra a vacina contra o vírus influenza e outra contra o pneumococo. Ambas podem diminuir as chances do aparecimento da infecção. Entre as dicas para prevenir pneumonia estão: cuidados com a higiene, como a lavagem de mãos com sabonetes simples; uma dieta rica, em frutas e vegetais, que possuam vitaminas que ajudem no fortalecimento do sistema de defesa do organismo; e evitar os ambientes fechados com muitas pessoas.

 


Top