Como evitar ou aliviar picadas de mosquitos

O clima quente e com chuvas esporádicas favorece a proliferação de mosquitos, que causam muito incômodo com suas picadas que coçam e doem, podendo…

Por Editorial MDT em 19/01/2013

O clima quente e com chuvas esporádicas favorece a proliferação de mosquitos, que causam muito incômodo com suas picadas que coçam e doem, podendo até mesmo transmitir algumas doenças como malária, febre amarela e dengue. Veja algumas dicas de como evitar ou aliviar picadas de mosquitos.

Saiba como combater mosquitos em casa.

As picadas de mosquito são pruriginosas e muito incômodas. (Foto: divulgação)

Dicas para se prevenir

Ao ser picado por um mosquito, há a formação de uma lesão elevada de coloração avermelhada e associada a forte prurido. Essa reação é normal, mas pode ser exacerbada em algumas pessoas. Por isso a melhor dica é se prevenir e evitar qualquer tipo de complicação. Confira dicas que podem ser muito úteis:

Barreiras físicas e químicas

A maneira mais prática e eficiente de ficar livre das picadas, especialmente em regiões com alta concentração de mosquitos, é aumentando a barreira física com o auxílio de roupas que não expõem muito a pele. Em casa a melhor opção é utilizar telas nas janelas e portas, além de mosquiteiros sobre a cama.

Escolhendo as roupas certas

Os mosquitos nem sempre escolhem suas vítimas ao acaso e alguns fatores podem influenciar. Foi provado que esses insetos dão preferência para contrastes entre cores escuras e claras, por isso uma boa dica é tomar cuidado ao escolher as peças de roupa. Não é todo tecido que confere proteção, e os mosquitos são capazes de perfurar os mais finos, que devem ser evitados em regiões com grande concentração desses insetos.

As telas em portas e janelas são medidas eficientes de prevenção. (Foto: divulgação)

Repelentes naturais

Além do uso de repelentes industrializados, mais utilizados na proteção individual, outro artifício que pode ser utilizado para afastar mosquitos de determinados ambientes são os repelentes naturais. As folhas de eucalipto são um bom exemplo desse tipo de repelente, pois possuem uma substância que é tão eficiente quanto os repelentes industriais.

Saiba quais os cuidados com o uso de repelentes em crianças.

Como aliviar a coceira

Caso as medidas preventivas não funcionem e os mosquitos consigam dar algumas picadas, o jeito é utilizar artifícios para diminuir o incômodo e ficar livre da coceira. É possível usar óleos naturais, como o de lavanda, que possui a propriedade de aliviar a coceira e diminuir a inflamação local. Para um efeito mais efetivo, é necessário aplicar duas gotinhas sobre a lesão o mais rápido possível. Outra boa opção é o gel de aloe vera, que possui as mesmas propriedades e pode ser utilizado gelado.

Entenda o que fazer com a alergia causada por insetos.

Caso os métodos preventivos não funcionem, é possível diminuir a coceira. (Foto: divulgação)

Os mosquitos são insetos muito incômodos, que se tornam mais comuns em épocas quentes e chuvosas. É possível fazer uso de algumas medidas para se prevenir da picada desses insetos ou diminuir o incômodo prurido que elas ocasionam.

Top