Como evitar o stress emocional no emprego

Como evitar o stress emocional no emprego é algo que todo trabalhador precisa saber, pois as preocupações excessivas no ambiente profissional podem trazer sérios…

Por Andre em 14/07/2014

Como evitar o stress emocional no emprego é algo que todo trabalhador precisa saber, pois as preocupações excessivas no ambiente profissional podem trazer sérios prejuízos para a saúde.

Como evitar o stress emocional no emprego (Foto: Divulgação)

O estresse no trabalho pode estar ligado a vários fatores, como pressões por parte do chefe, excesso de atividades ou problemas de relacionamento com os colegas, por exemplo, podendo resultar em problemas como insônia, dores de cabeça, hipertensão, problemas gástricos, desmotivação, dores de barriga e até queda de cabelo, entre outros.

Independente do motivo, o stress emocional pode cobrar caro do corpo e da mente, se você não souber lidar com ele, já que também eleva os riscos de infarto e outras doenças cardiovasculares, além de facilitar o surgimento da depressão, ansiedade e síndrome do pânico, além dos problemas citados acima.

Como superar dificuldades no trabalho

Como combater a Síndrome do Coitadismo

Como evitar o stress emocional no emprego

Para evitar o stress no trabalho, não assuma tarefas além da conta e tire alguns minutos de folga durante o expediente (Foto: Divulgação)

Se você quer saber como evitar o stress emocional no emprego, a primeira dica é identificar quais são as causas do stress no trabalho e se livrar delas. Dependendo da situação, é indicado mudar de área ou até mesmo procurar uma nova oportunidade de emprego, em outra empresa. Mas antes de tomar decisões radicais, tente resolver o problema, conversando com as pessoas envolvidas.

Para acabar com o stress no trabalho, você também pode fazer algumas pausas durante o expediente, para relaxar um pouco. Uma boa alternativa é tirar cinco minutos de descanso a cada duas horas, usando esse tempo para tomar um ar, conversar e esticar as pernas.

Além disso, tente trabalhar fazendo o que gosta, pois assim haverá muito mais estímulo e prazer na hora de exercer a profissão. Procure não pensar tanto no dinheiro, pois a grana obtida em um trabalho estressante e do qual você não gosta poderá acabar sendo usada para tratar a saúde, debilitada pelo stress.

Outras dicas

O trabalhador também deve identificar quais são as causas do stress no emprego e começar eliminando-as (Foto: Divulgação)

Outras dicas para evitar o stress emocional no emprego são:

– Evite delegar tarefas demais a você mesmo. Faça apenas aquilo que você sabe que dá conta.

– Não cobre demais de si, deixando o perfeccionismo de lado.

– Procure conhecer bem as tarefas e o ambiente daquele emprego antes de aceitar a vaga.

– Não resuma a sua vida ao trabalho. Cultive relacionamentos, tenha um hobbie, vá ao bar com os amigos, passeie com a família e esqueça das tarefas profissionais nos momentos de folga.

– Durma bem, alimente-se adequadamente e pratique exercícios físicos com regularidade.

Top