Como evitar o mau hálito matinal

Como evitar o mau hálito matinal. É este o assunto da matéria a seguir, na qual vamos passar algumas dicas bastante úteis para que…

Por Andre em 24/08/2014

Como evitar o mau hálito matinal. É este o assunto da matéria a seguir, na qual vamos passar algumas dicas bastante úteis para que você possa se livrar desse odor ruim que costuma aparecer logo de manhã, assim que acordamos.

Como evitar o mau hálito matinal (Foto: Divulgação)

A principal causa da halitose pela manhã é a diminuição do fluxo salivar durante o sono, fazendo com que aumente a concentração de microrganismos (fungos e bactérias) no dorso da língua.

Como o organismo fica a noite inteira sem alimento, o corpo passa a queimar gorduras e lipídios, ao invés de glicose, o que faz com que seja liberado o gás enxofre (pelas bactérias que ficam no dorso da língua), que é o principal responsável pelo mau hálito matinal.

Mitos e verdades sobre mau hálito

Dicas caseiras contra mau hálito

Como evitar o mau hálito matinal

Uma das maneiras de combater a halitose matinal é manter-se hidratado o dia inteiro (Foto: Divulgação)

Mesmo sendo algo natural do organismo, o mau hálito pela manhã pode ser controlado. Uma das maneiras de evitar o mau hálito matinal é hidratar-se bastante ao longo do dia, para que assim o fluxo salivar fique em um nível desejável à noite. Para tanto, basta ingerir bastante água durante todo o dia.

Além disso, procure também fazer uma boa higienização bucal, escovando corretamente os dentes após as refeições e antes de dormir, e utilize o fio dental. E não se esqueça de escovar a língua, pois o acúmulo de restos alimentares nela propicia o surgimento de grandes quantidades de fungos e bactérias.

Outra forma de combater o mau hálito matinal é usar, após a escovação, um enxaguante bucal que traz dióxido de cloro na fórmula, pois a substância ajuda a lubrificar melhor a boca e a eliminar uma boa parte das bactérias, amenizando o problema.

Para diminuir a halitose matinal, outra dica é fazer um lanche leve antes de dormir, pois essa pequena refeição irá fornecer energia sob a forma de glicose para ser queimada durante a fase inicial do sono.

Outras dicas

Fazer uma higienização bucal completa é algo que também ajuda no combate ao problema (Foto: Divulgação)

Além de saber como evitar o mau hálito matinal, você também deve conhecer outras dicas para combater a halitose que pode surgir em qualquer horário do dia, não só pela manhã.

Além das sugestões acima, que valem para qualquer tipo de mau hálito, também vale evitar o consumo exagerado de café, que ajuda na proliferação das bactérias na boca e mascar chiclete sem açúcar, que aumenta a produção de saliva, contribuindo para que a boca fique mais úmida.

E como o mau hálito também pode estar ligado a problemas de estômago, não descarte uma ida ao médico, depois de passar pelo dentista.

Top