Como evitar gafes no trabalho: dicas

Como evitar gafes no trabalho: dicas

Todos nós somos seres humanos, de modo que não há como manter uma postura perfeita 24 horas por dia. Mesmo que nos esforcemos, planejemos…

Por Paulo Lima em 15/04/2013

Todos nós somos seres humanos, de modo que não há como manter uma postura perfeita 24 horas por dia. Mesmo que nos esforcemos, planejemos e ainda nos dediquemos ao máximo, errar é algo comum, que, no entanto possibilita os acertos e assim mais experiências para as nossas vidas.

Nesta matéria falaremos acerca de um assunto frequente e muito comum no dia a dia das pessoas, os erros no ambiente de trabalho. Portanto, para você que deseja sair de um problema com êxito, saiba que a melhor forma é se prevenindo. Veja a seguir algumas informações sobre como evitar gafes no trabalho e usufrua de uma rotina mais tranquila em seu emprego:

Saiba como evitar cometer erros em seu ambiente de trabalho (Foto: Divulgação)

Seja responsável pelo que diz

Seja consciente de tudo aquilo que você diz no trabalho e pense bem antes de falar ou prometer alguma coisa. É comum que muitos trabalhadores se envolvam em fofocas, assuntos relacionados aos programas de televisão e outros que nada tem a ver com a atividade profissional exercida. Por isso, deixe os papos para o lado de fora da empresa e se responsabilize pelas tarefas que você deve fazer.

Veja algumas dicas de comportamento no ambiente de trabalho.

A regra da responsabilidade sobre o que dizer também se aplica aos e-mails (Foto: Divulgação)

Para não cometer gafes no ambiente de trabalho essa mesma regra se aplica aos e-mails. Procure fazer uma boa administração de seu tempo e se esforçar ao máximo para responder as mensagens, descartando os spams, correntes ou e-mails de piadas.

Tenha atenção sobre o que faz

Nem mesmo quem está há anos na empresa é livre de cometer gafes no trabalho. Isso ocorre pelo fato de pensarmos inúmeras coisas e não nos focarmos naquilo que precisa ser feito, seja um relatório, enviar um e-mail ou ainda se comunicar com algum outro profissional, deixando a desejar alguns detalhes que inclusive podem prejudica-lo na hora de desempenhar a tarefa solicitada. Por isso, deixe para fora os seus assuntos pessoais e concentre-se naquilo que você precisa fazer enquanto tiver dentro da empresa. Lembre-se que você é pago para ser útil à companhia e não para usar seu tempo sem atenção, se distraindo com outras coisas.

Não seja um distraído de plantão em seu ambiente de trabalho (Foto: Divulgação)

Aprenda a dizer não

Muitas vezes é comum que aceitemos tarefas sequer nos questionamos previamente se podemos desempenhá-las. Esta é uma das piores gafes no trabalho, que além de demonstrar que não temos responsabilidade e também falta de atenção, impede a chance de outro profissional com mais tempo e mais capacidade desempenhá-la, atrasando assim o progresso da empresa.

Aprenda a dizer não na hora correta e garanta mais tranquilidade (Foto: Divulgação)

Por isso, aprenda a falar não de uma forma educada, dizendo que tem outras tarefas e que infelizmente não pode dar conta desta atividade no momento presente, ou ainda, falando até mesmo a verdade, que não tem conhecimentos, pois caso seja este o problema, você poderá aprender mais e assim ganhar experiência.

Saiba como evitar abusos no trabalho.

Além destas, para evitar cometer gafes no trabalho, não chegue atrasado e adote uma postura profissional. Em caso de dúvidas, a melhor maneira de se fazer uma determinada coisa é sempre a certa, portanto, não fale mentiras e prime por aquilo que é correto acima de tudo.

Leia também: Dicas para não errar em uma entrevista de emprego em inglês.

Top