Como evitar desperdício de luz

PUBLICIDADE

Segundo dados da Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), o desperdício de energia elétrica, no Brasil, chega a R$ 16 bilhões por ano e grande parte deste valor foi paga por pessoas que consomem mais do que realmente precisam.

Os inúmeros aparelhos domésticos que, hoje, existem nas casas, além da própria iluminação dos ambientes existem para o conforto das pessoas. No entanto, quando não se faz um consumo consciente da energia, o resultado não é nada vantajoso para o meio ambiente e para o próprio consumidor que, no fim do mês, paga uma conta mais alta do que o necessário. Veja algumas dicas que ajudam a evitar desperdício de luz.

O desperdício prejudica o meio ambiente e o bolso do consumidor (Foto: Divulgação)

Dicas para evitar desperdício de luz

Muitas pessoas preferem que os ambientes de casa tenham cores escuras. Entretanto, isso impede o consumidor de diminuir o valor da conta de luz. Ao escolher a cor da tinta de sua casa, a dica é optar por tons suaves que, além de tornarem os espaços mais amplos, ainda exigem menos gastos com iluminação.

PUBLICIDADE

As lâmpadas comuns (chamadas incandescentes) são mais baratas, porém consomem mais energia e duram menos do que as fluorescentes. Para se ter uma ideia, a lâmpada fluorescente de 20W tem, praticamente, a mesma luminosidade da incandescente de 100W. Porém, a diferença de consumo entre elas pode chegar a R$30, no mês. Portanto, troque as lâmpadas do modelo antigo pelas fluorescentes.

Lâmpadas fluorescentes (à esquerda) evitam o desperdício (Foto: Divulgação)

Ambientes com menor frequência de pessoas, como os corredores, podem ser iluminados com lâmpadas menos potentes. Isso também ajuda a evitar desperdício de luz.

Procure aproveitar, ao máximo, a luminosidade natural, abrindo janelas e deixando a luz do sol entrar.

Vale a pena lembrar-se, sempre, de desligar as lâmpadas, ao sair dos cômodos. Oriente, também, todas as pessoas da casa a fazerem o mesmo.

Outra dica é optar por luminárias que sejam abertas, pois elas permitem que a luz se espalhe melhor, ao redor. Também não se deve esquecer da limpeza destes objetos pois, quando estão sujos, dificultam a iluminação, forçando o consumidor a comprar lâmpadas mais potentes.

Outras dicas para economizar energia

Desligue as luzes, ao sair dos cômodos (Foto: Divulgação)

Todos os aparelhos domésticos consomem energia, mesmo estando desligados. A dica é tirá-los da tomada, quando não estiverem sendo usados. Os DVD’s, televisores, aparelhos de som e outros equipamentos sempre ficam com a luz de stand by acesa, após serem desligados. Isso também desperdiça energia.

PUBLICIDADE

Para finalizar, além da economia com outros aparelhos, é preciso diminuir o tempo do banho, pois o chuveiro elétrico é um dos principais vilões da conta de luz alta.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.