Como evitar acidentes de moto: dicas

O número de motoqueiros mortos no trânsito brasileiro é assustador. E por mais que, nos últimos anos, tenha sido feito um amplo trabalho de…

Infelizmente, o número de motoqueiros mortos no Brasil é assustador.

O número de motoqueiros mortos no trânsito brasileiro é assustador. E por mais que, nos últimos anos, tenha sido feito um amplo trabalho de conscientização, não é nada fácil mudar esta realidade.

E o problema maior é que boa parte desses acidentes (quase todos) poderia ser evitada, caso motoristas de carros e motocicletas colocassem em prática algumas dicas de segurança. Entretanto, muitos abrem mão dessas orientações e acabam colocando em risco a própria vida e a vida de outras pessoas.

De qualquer forma, vale a pena tomar conhecimento dos cuidados que você precisa ter na hora em que estiver pilotando. Por isso, confira as dicas que separamos sobre como evitar acidentes e se manter livre dos perigos que o trânsito oferece.

Veja também: Viajar de moto sozinho – dicas.

Dicas de como evitar acidentes de moto

Sem dúvida, ousadia e irresponsabilidade são as principais causas de acidentes nas ruas e estradas brasileiras.

1. A ousadia e a irresponsabilidade são as principais causas de acidente nas ruas e nas estradas brasileiras. Sendo assim, quando estiver na sua moto, procure pilotar de forma defensiva, ou seja, ficando atento aos riscos que o transito oferece e aos erros que os demais motoristas podem cometer.

2. Às vezes, “pisar fundo” no acelerador para ver até onde a motocicleta é capaz de chegar parece ser uma aventura tentadora. Entretanto, quando sentir este desejo, lembre-se que tal atitude pode colocar em risco a segurança de outras pessoas, incluindo a sua. A adrenalina, na hora e no lugar errados, pode custar caro.

3. A falta de atenção também pode provocar graves acidentes. Você deve andar sempre atento às armadilhas que o terreno oferece, ainda mais se o piso estiver molhado, tiver areia solta, buracos, óleo ou, até mesmo, animais mortos. E, lembres-se que, nas curvas, o campo de visão é reduzido, o que exige ainda mais cuidado.

Leia Também:  Maquiagem para afinar o rosto e destacar os olhos

Confira: Carro – seja um motorista cuidadoso.

Manter uma direção defensiva está entre as dicas mais importantes para reduzir o risco de acidentes.

4. Não pilote sua motocicleta se você não estiver bem equipado. E não basta usar apenas o capacete, você também precisa proteger  os pés, os joelhos e os tornozelos. Mesmo que todo este aparato traga algum incômodo (especialmente no calor), não deixe de usá-lo. Se for preciso, procure acessórios que sejam mais confortáveis, mas não abra mão de sua segurança.

5. Esteja sempre atualizado, fazendo cursos de pilotagem oferecidos por montadoras, associações e concessionárias. Busque novos conhecimentos sobre o assunto e veja o que você pode fazer para diminuir os riscos de acidente quando estiver pilotando.

Essas são apenas algumas dicas básicas para que você possa dirigir a sua moto com tranquilidade e segurança!

Top