Como evitar ácaros e mofo no inverno

Com a chegada do inverno, algumas pessoas se preocupam mais com o aparecimento de ácaros e mofos em casa. A incidência pode aumentar nos…

O guarda-roupa concentra ácaros e até mesmo mofo.

Com a chegada do inverno, algumas pessoas se preocupam mais com o aparecimento de ácaros e mofos em casa. A incidência pode aumentar nos meses de frio porque os ambientes permanecem por muito tempo fechados, impedindo a ventilação e a entrada do sol.

Os ácaros e mofos são considerados verdadeiros vilões invisíveis, responsáveis por causar crises alérgicas e intensificar os problemas respiratórios. Eles começam a ser notados principalmente quando chega o momento de tirar os agasalhos do fundo do guarda-roupa, liberando assim micro-organismos que afetam a saúde e bem-estar.

Combatendo ácaros

A melhor maneira de combater o acúmulo de ácaros dentro de casa é evitando-os. Desta forma, procure adotar algumas medidas na hora de limpar os cômodos e móveis, além de armazenar peças de tecido com mais cautela.

Os ácaros possuem esconderijos estratégicos na residência, infestando principalmente as cortinas, tapetes, colchões, armários e sofás. Até mesmo as fezes dos bichinhos podem causar crises de alergia, ao passo que liberam uma poeira fina que comprometem principalmente as pessoas que já sofrem de problemas respiratórios.

O saco a vácuo é uma boa opção para armazenar as roupas.

Algumas práticas higiênicas são importantes para acabar com os ácaros ou reduzir a proliferação. Ao armazenar as roupas no armário, por exemplo, dá para proteger cada peça com saco a vácuo, evitando que a poeira e os resíduos dos ácaros fiquem impregnados nos tecidos.

É importante contar com produtos anti ácaro para fazer uma boa lavagem das roupas, logo depois de tirá-las do armazenamento. As soluções caseiras também são bem-vindas para combater os micro-organismos, como por exemplo, o uso de pedaços de giz de lousa espalhados pelo guarda-roupa, reduzindo a concentração de umidade.

Leia Também:  Unhas decoradas para madrinha de casamento: dicas, modelos

A limpeza se revela uma grande aliada para acabar com os ácaros, mas algumas práticas são mais eficazes do que outras. Por exemplo, ao invés de usar espanador, prefira um aspirador de pó para auxiliar o trabalho e não espalhar ainda mais a poeira.

É importante melhorar as condições de ventilação e claridade natural dentro da casa para acabar com os ácaros. Por isso, tenha o hábito de deixar as janelas abertas, pelo menos durante período da manhã. Para passar pano na casa, use uma solução de água e vinagre branco.

Mofo e ácaro aumentam as crises de alergia.

Combatendo mofo

O mofo é um fungo que causa manchas, contribui com as crises alérgicas e causa cheiro ruim dentro de casa. Há várias formas de evitar a presença do bolor nas paredes e móveis, como o uso de uma solução caseira antimofo para fazer a limpeza.

O mofo se manifesta em ambientes úmidos, por isso a junção de giz, arroz, sal, carbonato de cálcio, amido de milho, algodão e papel picado dentro de um mesmo recipiente vai atrair a umidade e reduzir a incidência do fungo. Como  sol ajuda a combater o bolor, é interessante manter as janelas da casa abertas por algumas horas durante o dia.

 

Top