Como Evitar a Tendinite

A tendinite tem se tornado um problema cada vez mais comum na atualidade, afinal de contas muitas vezes ela aparece devido a costumeira pratica de movimentos necessários em nosso dia-dia, como no trabalho. Principalmente para aqueles que necessitam do uso continuo do computador ou da pratica de exercícios, porém, como evitar algo que é praticamente inevitável? Já que não se pode deixar de fazer e como isso se prejudicar. Conheça agora métodos simples, rápidos e fáceis de evitar a doença.

Tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões, e acontece por dois motivos. Primeiro pelo esforço repetitivo e prolongado, devido a sobrecarga dada ao tendão, e também pode ocorrer a tendinite naquelas pessoas que não estão acostumadas a carregar peso e de repente, sem qualquer treinamento ou aquecimento começam a carregar em excesso. E em segundo lugar pela desidratação dos tendões, que ocorre pela má alimentação.

Geralmente a tendinite aparece como fortes dores, que impossibilitam a realização de determinadas tarefas, e ocorre em diversas profissões que variam desde os esportistas até os administradores que passam o dia na frente do computador. Hoje em dia é comum se ouvir falar em LER (Lesão por Esforços Repetitivos) que é uma das causas da tendinite, entretanto este termo tem sido mais utilizado para aqueles profissionais das áreas da informática, que utilizam muito o teclado e mouse.

No tratamento de uma tendinite, é preciso principalmente que o paciente repouse, e caso você a tenha não insista em continuar trabalhando, pois, trata-se de uma lesão que nesse caso poderá se agravar. O ideal é repousar e fazer fisioterapia, pois, caso ela não seja devidamente tratada poderá até mesmo ocorrer uma ruptura no tendão.

Existem meios de se evitar a tendinite, e no geral são hábitos bem simples que fazem total diferença. Em primeiro lugar não se esforce por longos períodos em uma mesma atividade e, para não gerar o esforço repetitivo, troque de tarefas de forma continua, ou então faça uma parada. Já existem empresas de determinam a parada de hora em hora e isso até aumenta o rendimento do funcionário.

É dever de todo empregador conscientizar seus empregados sobre o risco de tendinite e ensiná-los a fazer alongamentos, pausas de descanso, assim como cabe a cada um fazer a sua parte e não exigir de si mais do o corpo pode suportar.

Uma alimentação equilibrada também lhe ajudará a evitar, além de proporcionar mais saúde. Caso ocorra a tendinite o tratamento adequado também é de suma importância, pois uma tendinite mal tratada pode ocasionar sérias complicações e agravar o caso, chegando até mesmo a intervenções cirúrgicas.

Fazer alongamentos também é muito importante, quando os músculos estão alongados eles estão também preparados para o exercício. Faça caminhadas e caso você não queira se alongar antes de começar a caminhar, faça nos primeiros 10 minutos de forma mais lenta e acelere aos poucos, para o seu corpo ir se acostumado gradativamente.

Em seu dia-dia evite carregar muito peso, tire de sua bolsa tudo aquilo que não irá precisar, para aliviá-la e assim você poderá ficar mais confortável. Com pequenos cuidados e um pouco de paciência você conseguirá se livrar da tendinite.

 

Reply