Como evitar a Inveja no Local de Trabalho

A inveja é um sentimento negativo em todos os sentidos. Muito se fala em seus efeitos nocivos, muito a condenam de forma veemente, mas…

A inveja é um sentimento negativo em todos os sentidos. Muito se fala em seus efeitos nocivos, muito a condenam de forma veemente, mas o fato é que há ambientes em que esse pode ser um ato cotidiano. O seu local de trabalho pode ser um local em potencial para que esse tipo de postura se manifesta.

Acontecendo por competição ou por reconhecimento, é muito comum que algumas atitudes, mesmo não sendo nocivas possam despertar olhares tortos e atenções indesejadas. Uma ideia que tenha ganhado destaque ou um elogio podem ser o estopim para que seus atos passem a sofrer superexposição, seja pelos acertos ou por seus erros.

Em alguns casos a inveja pode ser o impulso para algo bom. Por mais que você julgue um sentimento negativo ela pode ser um motor inicial para uma competição saudável e um desejo de superação que não envolva intrigas, mas sim o caminho certo e o respeito das demais pessoas que estejam em volta. Tudo bem que o termo “inveja branca” seja de uma contrariedade absurda, mas é o tipo de ambição que não se mostra prejudicial, porém não é isso que acontece quando nos deparamos com tipos que só fazem rejeitar ou menosprezar os outros, sem mudar nada em sua própria atitude. No entanto o que o invejoso vivencia é justamente o menosprezo a si mesmo. Seja por egoísmo ou por baixa autoestima, isso acaba sendo bastante perigoso não só para aquele que é alvo das atenções quanto para o clima geral do local de trabalho.

Um clima ruim no trabalho pode ser um mau negócio. Muitos chefes não sabem lidar com a ideia de criar um clima de competitividade saudável as vezes pela falta de critério quanto aos tipos de atitudes a serem valorizadas por seus funcionários ou por exigências de trabalho predatórias, que pouco envolvem a ideia de trabalho em equipe e cooperação. Muitos sequer entenderão as razões desse prejuízo, cabendo ao empregado ter de lidar com as consequências.

Continuar Lendo  Gabarito UNESP 2009 - Resultados Vestibular

Se você for alvo de inveja e dos olhares enviesados evite ao máximo o contato com tal indivíduo. Tente manter no máximo uma postura educada e cordial, como deve ser o hábito com todos. Se for possível tente ser discreto quanto às suas atitudes no trabalho, mas também não tenha medo de se sobressair e ter destaque por seu desempenho.

Outra dica importante é dada em matéria da Você S/A: elogiar o invejoso e valorizar suas qualidades perante os colegas. Essa atitude geralmente começa a desarmar o colega e desfazer situações ruins. Pedir sua ajuda em alguma área em que este seja bom ou tenha habilidades também costuma ter um bom efeito.

Se você for o invejoso, tente olhar para si mesmo e refletir sobre os seus atos. As vezes sequer admitimos a inveja para não nos sentirmos rebaixados embora o sentimento seja latente. Se tiver esse tipo de sentimento tente fazer algo a respeito e transformar esse ato negativo em algo que possa ser revertido a seu favor de forma limpa: fazer o seu próprio trabalho bem e se destacar por méritos próprios e não se sentindo vitorioso por ver a pessoa a que se destacou cometeu uma falha ou teve algum tipo de problema. Lembre-se que a inveja faz mal a todos: especialmente a quem carrega esse tipo de carga. Livrar-se disso significa cuidar de você mesmo.

Top