Como evitar a desidratação

PUBLICIDADE

Durante o verão um dos problemas de saúde mais recorrentes por conta das altas temperaturas é a desidratação. E para ficar desidratado não é muito difícil, pois muitas pessoas não se preocupam em se cuidar e escolher o que ingerem e em que quantidade, por isso é preciso ficar atento aos tipos de alimentos e bebidas que são consumidos para evitar esse problema. Entenda mais sobre a desidratação e como preveni-la, veja:

A desidratação é um dos problemas mais recorrentes no verão (Foto: Divulgação)

Desidratação

 O corpo de todo ser humano possui cerca de 70% só de água e no verão as pessoas costumam eliminar excessivamente esse líquido por conta do calor através de suores, fezes e urinas. A desidratação está ligada a falta de líquidos no corpo (principalmente a água) e também outros nutrientes que colaboram para a boa hidratação como frutas e legumes, por exemplo. Saiba como se prevenir da desidratação tomando a quantidade certa de bebidas e ingerindo alimentos saudáveis para ajudar.

Previna-se!

PUBLICIDADE
Beba água e alimente-se bem no verão (Foto: Divulgação)

– Beba bastante líquido:não é sacrifício nenhum ingerir bebidas (não alcoólica) quando está calor não é mesmo? Então aproveite e dê preferência aos sucos naturais de frutas como abacaxi, laranja, melancia, manga, água de coco e também não se esqueça da principal fonte para a sua hidratação que é a água, lembrando que o indicado pelos nutricionistas e médicos é beber cerca de dois litros por dia. Portanto inicie a sua hidratação por essa dica fundamental! Para as crianças às vezes é mais difícil conseguir que elas bebam a quantidade certa, mas oriente-as oferecendo um pouco de cada vez e não espere que elas sintam sede, pois esse já é sinal de desidratação.

Alimente-se bem (Foto: Divulgação)

– Faça alimentação saudável: uma boa alimentação é fundamental para o fator da nutrição e também da hidratação, por isso dê preferência aos alimentos que não possuem muitas calorias e comprometem a saúde, coma verduras, legumes, frutas (as cítricas são ótimas) para colaborarem no desempenho da sua hidratação.

Se você está com suspeita de desidratação ou quer saber mais, conheça os principais sintomas.

Dores de cabeça e até desmaios podem ser consequência da desidratação (Foto: Divulgação)

Quando a desidratação é leve é comum sentir sede, cansaço, ficar com a aparência pálida, com mucosas secas e também com ressecamento na pele; já quando é grave outros sintomas mais sérios como moleza, tontura, confusão mental e até desmaio acontecem. Você pode tratar uma desidratação leve com soro caseiro, mas caso não faça efeito ou os sintomas forem mais sérios o recomendado é procurar um médico.

Agora que você já sabe como evitar, aproveite o verão com consciência!

 

PUBLICIDADE

 

 

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.