Como Estudar em Harvard

Nos últimos anos os estudos ganharam cada vez mais importância na vida das pessoas. Atualmente, muitos mostram vontade de ir além do que o…

Nos últimos anos os estudos ganharam cada vez mais importância na vida das pessoas. Atualmente, muitos mostram vontade de ir além do que o simples trivial nos estudos, acalentando sonhos de um curso superior, pós-graduações e mestrados e com instituições de ensino tão famosas e distantes que pareciam longe do nosso alcance.

Porém, embora pareça longe, quem disse que é impossível? Se você quiser, uma das suas chances é estudar justamente em Harvard.

Um pouco mais sobre Harvard:


A Universidade Havard é uma das instituições de ensino mais famosas e prestigiadas do mundo. Também é a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos, eleita várias vezes como a melhor do mundo. Também teve em seu quadro de alunos nomes bastante prestigiados, como os de sete presidentes do país:  John AdamsJohn Quincy AdamsRutherford B. HayesJohn F. KennedyFranklin Delano RooseveltTheodore RooseveltBarack Obama.

Como ter essa chance:

Para quem duvida, é possível estudar em Harvard sem pagar nada. De acordo com matéria Conheça Harvard, a melhor universidade do mundo do portal IG, em 2010 cerca de 70% dos estudantes recebiam algum tipo de ajuda financeira cujo valor depende da renda familiar. Se esta for inferior a US$ 60 mil o aluno não desembolsa nenhum tostão, seja ele americano ou estrangeiro pois todos concorrem em igualdade de condições. O único requisito a diferenciar a nacionalidade do candidato é que o estrangeiro seja fluente no inglês.

Segundo a matéria “Seleção para Harvard é uma das mais criteriosas do mundo” do portal IG, Harvard utiliza o resultado de dois testes para selecionar seus alunos: o Scholastic Aptitude Test (SAT) e o American College Testing (ACT). O primeiro foca nos conhecimentos de interpretação de texto, redação, gramática e matemática enquanto o segundo checa o conhecimento em inglês, matemática, ciências, interpretação e redação sendo que os normalmente aprovados em Harvard obtém pontuação acima de 600 pontos.

Leia Também:  Como Estudar nos EUA de Graça

Além destes resultados, há uma comissão julgadora para checar o histórico escolar dos candidatos e que não se baseiam apenas na nota, mas também em histórias de vida, interesses fora da sala de aula, atividades extracurriculares, hobbies, trabalho voluntário, dentre outros quesitos.

Para quem está interessado no MBA, as notas avaliadas são as da graduação e aquelas obtidas em outras duas avaliações: GRE General Test ou no Graduate Management Adminission Test (GMAT). Para a escola de negócios é preciso também o certificado de proficiência em inglês – TOEFL além ainda de entrevista que deve ser realizada pessoalmente.

A matéria aconselha ao candidato não deixar a preparação para a última hora pois os aprovados costumam preparar a documentação e se preparar para os testes com no mínimo seis meses e até um ano de antecedência.

Se você deseja mais informações, pode acessar o site do  Instituto de Liderança do Rio (ILRIO), uma organização sem fins lucrativos que se empenha em aumentar o número de brasileiros que estudam nos Estados Unidos. Acesse http://ilrioprep.wordpress.com/

Caso queira visitar o site para ter mais informações ou até enviar um email para tirar as suas dúvidas, acesse http://www.admissions.college.harvard.edu/contact/index.html

Top