Como estimular seu filho sem pressioná-lo

Toda criança nasce inteligente, mas cabe aos seus pais estimulá-la de modo que a vida se torne melhor e mais fácil para ela. Entretanto,…

Por Editorial MDT em 17/02/2012

Toda criança nasce inteligente, mas cabe aos seus pais estimulá-la de modo que a vida se torne melhor e mais fácil para ela. Entretanto, muitos pais, ao invés de estimularem os seus filhos, acabam pressionando-os, o que acaba inibindo a inteligência deles. Por isso, saiba como estimular o seu filho sem pressioná-lo.

As crianças, por natureza, adoram brincar. Sendo assim, o melhor modo de estimular a inteligência delas é brincando. Para tanto, escolha brinquedos que ensinem a elas algo útil. Bons exemplos são os jogos de montar, os dominós com contas matemáticas, nomes de animais, letras do alfabeto e vários outros que podem ser facilmente encontrados em lojas de brinquedos. Desse modo, elas aprenderão as disciplinas escolares com muito mais facilidade e diversão, pois sempre se recordarão dos seus jogos.

Com brinquedos educativos, o seu filho aprende brincando. (Foto: Divulgação)

Os vídeo games e os computadores geralmente são tidos como vilões por viciarem as crianças em jogos violentos e sensuais. Entretanto, hoje já existe no mercado uma grande variedade de jogos educativos que ensinam contas matemáticas, leitura, idiomas, história, ciência e muitas outras coisas interessantes. Portanto, saiba escolher os melhores jogos para os seus filhos.

Há muitos jogos de computador que estimulam a inteligência da criança. (Foto: Divulgação)

A televisão é outra vilã das crianças, mas somente se você não souber utilizá-la a seu favor. Atualmente, ela tem servido como babás para muitas mães. Sendo assim, se você vai deixar os seus filhos em frente da TV enquanto faz os seus afazeres, deixe-a ligada em um canal educativo como a TV Cultura ou a Discovery Kids, que têm uma programação infantil muito boa e que contribui bastante para o aprendizado dos pequenos.

Sempre que puder, leia para as crianças, pois esse é o melhor modo de introduzi-las no maravilhoso mundo da literatura. Com o passar do tempo, elas vão se habituando aos livros e poderão ler os seus romances favoritos sozinhas e esse hábito perdurará por toda a vida delas.

Leia para o seu filho desde a infância para estimular esse hábito. (Foto: Divulgação)

A inteligência das crianças deve ser estimulada de modo lúdico, e não forçado. Por isso, não as pressione para aprenderem, pois se você souber brincar com elas corretamente, elas certamente terão a sua inteligência estimulada sem pressão.

 

 

 

 

Top