Como estimular o bebê a falar

A fala é o principal meio de comunicação, por isso, após uma certa idade, as crianças começam a sentir a necessidade de se fazer entender por meio de palavras. Os pais podem ajudar nesse processo com estímulos à fala. Quem está passando por essa etapa da vida do bebê e não sabe como se portar, veja a seguir muitas dicas valiosas que certamente ajudarão no desenvolvimento de seu filho.

Leia mais sobre: Como estimular a fala do bebê

Estimule o bebê a falar sempre que possível (Foto: Divulgação)

Não perca as oportunidades de conversar com o bebê

Faça uso de todas as oportunidades para falar com o bebê. Ao falar com a criança, articule bem as palavras, para ela possa entender e reproduzir. Faça perguntas para o seu filho cuja resposta é fácil. Isso também estimula a fala da criança. A repetição leva a perfeição, por isso, não desanime se o pequeno não responder certinho de primeira, continue os diálogos com a criança para estimular o seu desenvolvimento da fala.

Não se precipite

O mal de grande parte dos pais nesse processo de estmulo da fala do bebê é atender os desejos da criança apenas depois que ela faz um gesto, chora, resmunga ou algo do tipo. Com certeza os pais sabem o que o pequeno necessita, mas é importante fazer com que o bebê dê nome as coisas que necessita.

Saiba mais sobre: Como ensinar o bebê a andar

A fala da criança deve ser estimulada sempre (Foto: Divulgação)

Cantar ajuda no desenvolvimento infantil

Cante para pontuar as atividades do dia, como por exemplo, a hora do banho e o momento de comer e de dormir. Desse modo, com cantigas simples, músicas curtas, os pequenos aprendem palavras que tem relação com aquele momento do dia. Também associe gestos a palavras. Por exemplo: fale não e sacuda o dedo de modo que demonstre essa negativa.

Estimule a imaginação

Para a criança aprender a falar é preciso estimular a sua imaginação. Durante passeios, aponte objetos, animais, cores entre outras coisas que contribuam para o desenvolvimento do bebê. Também conte historinhas para a criança e faça vozes diferentes para o pequenino entender melhor a trama infantil. Instrumentos musicais e brinquedos educativos ajudam muito o bebê a aprender a conversar. Solte a criança que está dentro de você e imite animais junto com o seu filho, não se esquecendo de frisar os nomes.

Reply