Como escrever uma resenha

Seja na escola ou faculdade a resenha é um tipo de texto muito solicitado. Se você está querendo saber como fazer uma resenha de…

Seja na escola ou faculdade a resenha é um tipo de texto muito solicitado. Se você está querendo saber como fazer uma resenha de qualidade é necessário entender os tipos desse método de escrita e suas funções. Por isso, antes de dar dicas para lhe ajudar a escrever uma resenha, nós vamos explicar os tipos comuns de resenha.

Leia mais sobre: Como se Fazer uma Resenha Científica, Dicas

A resenha é um texto que pode ser acadêmico ou puramente para expressar a opinião de uma obra (Foto: Divulgação)

A resenha-resumo:

Esse tipo de resenha se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer conteúdo de opinião, sendo que a função primordial desse texto é informar.

Resenha-crítica:

Esse é um texto que, além de resumir, faz uma avaliação sobre o conteúdo da peça de teatro, música, filme ou seja lá o que for o alvo da realização da resenha. Trata-se, portanto, de um conteúdo moldado por informações e opiniões, onde o autor faz avaliações e se posiciona diante do que assistiu, ouviu ou leu.

Saiba mais sobre: Resenha Brpoint, ganhe um domínio grátis

 

No caso da resenha-crítica não separe o resumo da opinião (Foto: Divulgação)

O que uma resenha precisa ter?

Para se fazer uma boa resenha é necessário que ela contenha os seguintes itens:

– Título

– Referência bibliográfica da obra

– Alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada

– O resumo, ou síntese do conteúdo (em caso de Trabalho de Conclusão de Curso)

– A avaliação crítica

Comece a resenha citando a obra a ser resenhada. Fale do filme, conte o conteúdo do livro, explique a trama. Em meio ao resumo, argumente e demonstre sua opinião se a resenha for da modalidade crítica. Um dos maiores erros de quem faz uma resenha que pede a opinião do autor é fazer o resumo todo e, somente no final defender suas ideias.

Leia Também:  Como escrever uma resenha: dicas

Para escrever uma resenha de qualidade é necessário dominar a forma culta da língua e se atentar às exigências feitas pela universidade, escola ou outra organização ou profissional que solicita esse texto. Siga as normativas para se formar uma resenha padrão, mas não se esqueça das regras especificas que foram impostas pelo solicitante da resenha. Seguindo essas diretrizes seu texto será um sucesso.

Top