Como escrever um discurso para formatura

Ser escolhido pela turma como o orador da sala significa que você é bastante querido pelos colegas, além de um excelente aluno, já que…

Os discursos de formatura devem ser breves, para não cansar os presentes

Ser escolhido pela turma como o orador da sala significa que você é bastante querido pelos colegas, além de um excelente aluno, já que terá a missão de representar a todos em uma das datas mais importantes para os estudantes, que é a da formatura.

Escrever um discurso para formatura pode não ser uma tarefa muito fácil, pois você terá que resumir em um texto que será lido em poucos minutos tudo o que a turma passou nos quatro, cinco ou seis anos de graduação (variando conforme o curso), incluindo as emoções, alegrias, desafios e até mesmo os problemas que a classe enfrentou durante o período que passou junta.

Para te ajudar e tornar a tarefa um pouco mais fácil, vamos dar algumas dicas sobre como escrever um discurso para formatura, lembrando que você deve manter o bom senso ao pensar no texto, levando em conta a filosofia da instituição de ensino, evitando assuntos e brincadeiras que possam ser desagradáveis.

Tamanho do texto

É difícil resumir tanta coisa que a turma passou durante o curso em um texto pequeno, mas é essencial que você seja breve no discurso, pois todos que estão na cerimônia querem receber o diploma logo e comemorar. Se o texto for longo e a sua leitura durar de 20 a 30 minutos, certamente os presentes irão se distrair, começar a conversar e o seu discurso vai perder o sentido.

Fale apenas o suficiente para transmitir a mensagem. O ideal é que o discurso dure entre cinco e sete minutos, não ultrapassando o limite de 10 minutos. Confira com a instituição se há outro tipo de regra para a duração do discurso.

O conteúdo

O texto deve resumir as histórias que aconteceram durante o curso

Faça uma lista das pessoas que a turma quer agradecer, incluindo professores, administração da faculdade, funcionários, pais, familiares e amigos, entre outros que tenham colaborado com a formação, além de agradecer ao público presente. Este pode ser o início do texto.

Na sequência, é possível falar sobre os momentos marcantes da turma, algumas dificuldades, a vida acadêmica, como foi a convivência entre os colegas durante a graduação, professores e funcionários da instituição que participaram de forma impactante no processo de aprendizado e sobre o que ficará de bom daquele período.

Cite as conquistas, sejam elas de um ou outro aluno da classe ou mesmo de toda a turma, como algum prêmio individual, vitórias do time de futebol da sala, conquista de estágios, os namoros e casamentos que tenham surgido na turma, o nascimento do filho de algum integrante da classe. Se infelizmente algum colega, parente ou professor tiver falecido durante a graduação, também é importante citar no discurso.

Reclamações em geral, comentários negativos e ofensivos devem ser deixados de lado, pois o objetivo é que o dia da formatura seja marcado e lembrado de uma forma mais positiva e feliz.

O importante é ser criativo e prender a atenção do público.

Revise o texto

Para que dê tudo certo, revise o texto antes da versão final

Quando terminar a redação do discurso, é importante ler e reler o texto, procurando erros de gramática e concordância, além de verificar se algum nome ou fato tenha sido esquecido.

Peça a ajuda de alguns colegas de classe para que leiam o discurso e verifiquem o conteúdo, opinando sobre possíveis alterações e acréscimo ou retirada de alguma parte.





Este artigo possui 1 comentário

  1. Maria Cristina Scalco Aguiar
    Publicado em 19/10/2016 às 11:06 AM [+]

    Gostei das orientações aqui expressas para a apresentação do discurso como oradora da formatura do curso que frequento ,destinado às pessoas da ” Melhor idade”, ou seja da terceira idade . Parabenizo os que integram esta página e divulgam orientações necessárias ao aprendizado e a recapitulação de dados tão importantes. Muito lhes agradeço !


Top