Como Escolher uma Oficina Mecânica

Como Escolher uma Oficina Mecânica

Muitas pessoas se deparam com muitas dúvidas quando seu carro começa apresentar problemas, visto que não sabem como escolher uma oficina mecânica na qual…

Por Redacao em 02/08/2015

Muitas pessoas se deparam com muitas dúvidas quando seu carro começa apresentar problemas, visto que não sabem como escolher uma oficina mecânica na qual possa confiar. Existem aqueles mecânicos que exploram a falta de conhecimento do cliente quando percebem que ele não entende nada, nessas horas ele fala que deverá ser feito o serviço ‘X’ e que vai ter que trocar as peças ‘Y e H’ e por ai vai.

Como Escolher uma Oficina Mecânica

Para que muitas pessoas não tenham prejuízo na hora de consertar seu veículo, selecionamos aqui algumas dicas dadas pelos técnicos do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. Essas dicas foram feitas devido o fato de que o Procon recebe muitas denúncias e para diminuir os processos que acontecem por conta desse fato foram feitas algumas dicas para que você não ficasse lesado e não ter que correr atrás de processos burocráticos e chatos.

 

Dicas de como escolher uma oficina mecânica

  • É importante fazer uma pesquisa onde seja comparado tanto o preço como a qualidade.
  • Quando se decidir por uma oficina, telefone antes de levar seu veículo, para o Procon de seu estado para saber se a empresa possui registro de reclamação no órgão.
  • Veja se a oficina está regularmente estabelecida, se é organizada e, se tem ferramentas e equipamentos básicos.
  • Mantenha-se alerta quanto a alguns serviços que só podem ser feitos por oficinas especializadas, como manutenção de injeção eletrônica, por exemplo.
  • Caso seu automóvel seja importado, verifique se a oficina possui funcionários treinados para este tipo de veículo.
  • Exija um orçamento prévio, que contenha a relação com detalhes do material a ser usado, a mão-de-obra, os valores respectivos, condições de pagamento, data de início e término dos serviços e prazo de validade do mesmo.
  • Antes que seja iniciado o conserto, peça um documento dizendo as condições gerais do carro, fazendo constar também à quilometragem e o nível de combustível.
  • Ao retirar seu carro, faça uma vistoria para verificar se ele encontra-se nas mesmas condições em que entrou na oficina, certificando-se de que não há danos, como amassados, riscos na pintura ou equipamentos quebrados.
  • Confira se o serviço foi realizado conforme o combinado. Só leve o automóvel se estiver plenamente de acordo com tudo. Se não houver entendimento entre as partes, registre um boletim de ocorrência na delegacia de polícia.
  • Exija sempre nota fiscal discriminada contendo tudo o que foi disposto no orçamento, assim como os dados do veículo e das partes envolvidas.

Top