Como escolher uma casa de repouso

Uma etapa bem difícil para os parentes, é a escolha de uma casa de repouso para o idoso da família. No intuito de ajudar a encontrar o melhor ambiente acolhedor e seguro para o idoso, separamos abaixo algumas dicas de especialistas sobre o que é fundamental para o bem estar desse familiar tão especial. Saiba como escolher uma casa de repouso.

Saiba como escolher a melhor casa de repouso. (Foto: divulgação)

Em busca do fácil acesso

Durante a escolha, é fundamental que os familiares avaliem se a casa tem um ambiente claro, limpo e com boa acessibilidade. Além disso, o local deve conter rampas em vez de escadas e também, jardins. A casa precisa oferecer ao idos, condições ideais para circulação, de modo que ele possa caminhar por todo o ambiente. Outra dica, é ficar atento aos pisos do local, uma vez que os escorregadios podem favorecer quedas.

Avaliando os funcionários locais

A equipe de funcionários especializados também deve ser levada em consideração. Em geral, as casas de repousodevem ser composta por fisioterapeutas e terapia ocupacional. Essa formação é a básica para que aconteça uma reabilitação adequada do idoso. Além disso, é importante avaliar as atividades que são realizadas nos diversos ambientes, avaliando a possibilidade de existir locais para o banho de sol diário.

A casa de repouso deve seguir as orientações dadas pela Anvisa. (Foto: divulgação)

Seguindo a lei

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma resolução instituída no ano de 2005, define quais são as normas a serem seguidas para o funcionamento das casas de repouso. Caso aconteça o descumprimento dessas regras, o local pode ser interditado. Dessa forma, é importante que a família verifique se a casa possui o registro atualizado junto à Anvisa, assim como se contem o alvará de funcionamento.

A separação dos ambientes

Como foi anteriormente mencionado, os familiares devem ficar atentos se o local possui corrimãos e pisos adequados, assim como avaliar se a casa de repouso possui alas separadas para homens e mulheres. As janelas também devem ser protegidas por grades ou redes e cada quarto, deve conter um alarme próximo à cama do idoso. Uma vez que ele pode solicitar ajuda durante a noite.

Campanha de vacinação

A Anvisa preconiza que a vacinação seja obrigatória e oferecida pela instituição. Além disso, todos os medicamentos de que o idoso faz uso deve ser dado pelo responsável pela casa de repouso e qualquer procedimento deve ser anotado uma ficha para a avaliação dos funcionários, em especial, durante as trocas de turnos. Isso ajuda a prevenir que aconteça qualquer erro que possa colocar em risco a vida do idoso.

Toda casa de repouso deve conter uma equipe profissional adequada para ajudar a suprir as necessidades do idoso. (Foto: divulgação)

A busca pela casa de repouso ideal para o idoso é difícil e pode levar a vários conflitos entre os familiares. Após conhecer algumas dicas de como escolher uma casa de repouso, basta seguir as orientações e avaliar qual o melhor local para seu ente querido.

Reply