Como escolher um curso extracurricular para seu filho

Editorial MDT 26/03/2012 Bem Estar

Cursos extracurriculares melhoram a cognição da criança.

Atividades extracurriculares, como cursos complementares e hobbies, são importantes para a formação das crianças. Portanto, os pais devem buscar avaliar os cursos, bem como as atividades que por elas serão desenvolvidas. Crianças que desenvolvem atividades extracurriculares podem atingir níveis mais altos de escolaridade e ainda despertar interesses que poderão ser desenvolvidos na vida profissional. Os pais ou as mães devem oferecer a seus filhos cursos extracurriculares prazerosos, mas que também desenvolvam estímulos que contribuam para seu desenvolvimento intelectual.

Como encontrar o curso certo

Para achar o curso ideal, escolha algumas possíveis atividades e mostre para a criança, para que ela escolha uma delas. Mostre os benefícios que o curso trará a curto e longo prazo. Assim que escolherem, leve o pequeno para fazer uma aula experimental. Se ele gostar, incentive-o a continuar, caso contrário refaçam a escolha.

É importante nunca forçar a criança a realizar uma atividade que ela não queira.  Caso os pais achem que outra atividade seja mais interessante para a vida intelectual do filho, tente negociar fazendo com que ele realize os dois cursos.

Alguns cursos para escolher

  • Astronomia

O curso de astronomia desenvolve o senso de curiosidade e um sentimento de fraternidade. É uma disciplina que desperta a atenção e a sensibilidade, inspirando facilmente as crianças.

  • Capoeira

O jogo da capoeira desenvolve o sentimento emocional, estimulando a observação e a defesa. As aulas ocorrem em grupo, onde numa roda de conversa são discutidas regras de convívio e de participação. É uma atividade que desenvolve o respeito e a tolerância. Na capoeira as crianças são conduzidas a cantarem e tocarem instrumentos e com isso acabam perdendo a timidez.

  • Natação

A prática da natação gera inúmeros benefícios para as crianças, incluindo o aperfeiçoamento intelectual, aumento da agilidade, melhora na concentração e da autoestima. O desenvolvimento físico é outro ponto trabalhando durante as aulas, já que a prática desse esporte exige maior dedicação motora, noção de espaço e equilíbrio, prevenindo problemas posturais, ortopédicos e doenças nos sistemas respiratório.

A natação é um dos esportes mais completos.

  • Idiomas

Aprender outro idioma é muito importante para o futuro de qualquer criança. A segunda língua ajuda a desenvolver a criatividade, o raciocínio e melhora a concentração. As crianças que dão início ao processo de aprendizagem com outro idioma possuem mais facilidades na escola. Isso ocorre, pois o cérebro consegue absorver mais facilmente a  estrutura das frases.

O inglês e o espanhol são as línguas mais faladas no globo terrestre, permitindo uma melhor comunicação com pessoas de outros países.

  • Teatro

As aulas de teatro estimulam o autoconhecimento e autoconfiança. As crianças ficam contentes em representar os personagens e sentem-se importantes com isso, atenuando os sentimentos de timidez. Por ser uma atividade multidisciplinar, envolve outras áreas como literatura, artes plástica, músicas, melhorando a capacidade de memorização para o estudo.

  • Dança

A dança ajuda na disciplina, coordenação e no bem estar da criança. Os movimentos contribuem para a produção de serotonina, uma substância que estimula o sistema nervoso central. Dançar melhora a coordenação motora, sendo importante para o processo de evolução da criança, especialmente aquelas mais tímidas.

  • Futebol

A partir dos 05 anos de idade a maioria dos meninos já pode começar a frequentar escolinhas de futebol. Tudo por que já apresentam os movimentos necessários para um bom desempenho. O futebol proporciona diversos benefícios como: aumenta a potência muscular das pernas, melhora a capacidade cardiovascular, estimula velocidade, coordenação motora e visão periférica, contribuindo ainda de forma significativa para aumento da densidade óssea femoral.

  • Música

As aulas de música proporcionam desenvolvimento da coordenação motora, capacidade de concentração e pronúncia correta da gramática. Ocorre também o aguçamento da audição, uma vez que, que precisam saber ouvir cada instrumento e arranjo musical, é necessário um ouvido afinado.

  • Culinária

As aulas de culinária não são apenas um momento de brincadeira, são momentos concentração e aprendizagem. As crianças são instigadas a treinar seus cinco sentidos básicos (tato, olfato, paladar, visão e audição). Além disso, começam a adaptar-se com o Português através da leitura das receitas. As aulas ainda podem auxiliar na Matemática em relação aos conceitos de soma, subtração e multiplicação.

A culinária ajuda no Português e na Matemática.

A criança que faz cursos extracurriculares possui um desenvolvimento melhor, em relação as que não realizam esses tipos de atividade. É importante que os pais saibam escolher o curso e não forcem o filho a fazer atividades que não queira.

Outros artigos

Como se livrar do vício em celular

16/12/2012

Como se livrar do vício em celular

Ficar longe desses aparelhos pelo menos uma hora é muito difícil, os celulares já fazem parte da sua rotina. Você já planeja sua agenda pensando em como eles podem a...

Pele oleosa: como hidratar

30/03/2012

Pele oleosa: como hidratar

[caption id="attachment_412335" align="aligncenter" width="500" caption="Ter a pele oleosa não significa que ela não necessite de hidratação"][/caption] Ter a pel...