Como escolher transporte escolar adequado para seu filho

Como escolher transporte escolar adequado para seu filho

Como escolher transporte escolar adequado para seu filho? Muitos estudantes já estão de férias, porém muitos pais já estão planejando o transporte dos seus…

Por Redacao em 26/12/2014

Como escolher transporte escolar adequado para seu filho? Muitos estudantes já estão de férias, porém muitos pais já estão planejando o transporte dos seus filhos até a escola para o ano que está chegando. O transporte escolar traz segurança e conforto ao aluno que vai estudar longe de casa. São muitos perigos, principalmente em cidade grande, que podem infelizmente afetar estudantes que percorrem longas distâncias até seu local de estudo. Diversas precauções devem ser tomadas na hora de escolher qual o transporte escolar ideal, como conferir a estrutura do ônibus ou van que faz o transporte, o motorista, seu itinerário, entre outros.

Confira: Mochilas para meninos modelos e preços

Como escolher transporte escolar adequado para seu filho - Muitos pais precisam do transporte escolar para seus filhos e ficam em dúvida na hora de escolher qual seria o ideal (Foto: Divulgação)

Como escolher transporte escolar adequado para seu filho

Confira abaixo dicas de como escolher transporte escolar adequado para seu filho:

  • Busque informação na escola para certificar se o transporte é recomendado por ela e consulte com o DETRAN da sua cidade se o carro está habilitado e autorizado a prestar o serviço de transporte de crianças. Também vale conversar com os pais dos amiguinhos do seu filho.
  • Reserve um tempo do seu dia para marcar uma conversa entre você, seu filho, o motorista e o assistente. Apesar de ser um bate-papo rápido, analise se existe empatia entre eles.  Também confira o número do registro do condutor, ele precisa ser habilitado na categoria D. Outro ponto importante é verificar se o motorista possui o curso específico para transporte de crianças. É opcional, mas se ele realizou, é um diferencial a mais.
Leia também: Lancheiras escolares modelos e preços

É importante que o transporte tenha estrutura e todas as medidas de segurança (Foto: Divulgação)

  • Observe a lotação e informe-se para saber quantas crianças serão transportadas; verifique se existem cintos de segurança para todos e, se o seu filho ainda é bebê, solicite uma cadeirinha que é exigida por lei; analise também as condições dos bancos, vidros e pneus.
  • Acerte tudo com o motorista como o horário de entrada e saída da escola e, quem são as pessoas responsáveis a pegar o seu filho no portão da sua casa ou prédio quando você não estiver em casa. Explique ao motorista o melhor percurso e o melhor local para embarcar e desembarcar próximo a sua residência.
  • Analise o veículo: observe a lotação do veículo e informe-se para saber quantas crianças já fazem uso do transporte e verifique se há travas de segurança para vidros laterais. Veja se as condições internas estão adequadas e sempre oriente o seu filho a utilizar o cinto de segurança.

 

É essencial em transportes em que vão crianças a presença de um auxiliar que cheque cintos de segurança entre outras medidas de precaução

 O que observar na hora de escolher o transporte escolar

Como escolher transporte escolar adequado para seu filho? Não basta escolher qualquer van escolar que passe na sua casa: converse com o motorista, observe o veículo e peça ajuda para a própria escola. Se todo mundo se deu bem, é hora de analisar o veículo. Antônio explica que deve ser cuidadosamente avaliado, levando em consideração pontos básicos de segurança.

Os veículos do tipo Van são os mais utilizados. Eles são testados conforme normas e padrões internacionais de segurança antes de saírem das montadoras, porém são adaptados para operarem como transporte escolar. Quando for conversar com o motorista, é importante que você observe qual a lotação do veículo, se o extintor de incêndio está carregado e dentro da validade, se há travas limitando a abertura dos vidros laterais, se os pneus estão dentro dos padrões de segurança e se o veículo está em bom estado.

Conheça o motorista e informe-se sobre sua experiência (Foto: Divulgação)

Algumas escolas, tanto públicas quanto particulares, já possuem empresas cadastradas que fazem o transporte dos alunos. Se a escola do seu filho já tem esse tipo de serviço, você pode ficar um pouco mais tranquila. Mas mesmo assim é importante conversar com o departamento que contrata esses prestadores de serviço e também com o motorista.

Top