Como escolher prancha de surfe

Quem quer aproveitar o verão pegando altas ondas deve ficar atento ao tipo de prancha que pretende escolher. Ao contrário do que alguns podem…

Por Paulo Lima em 19/02/2013

Quem quer aproveitar o verão pegando altas ondas deve ficar atento ao tipo de prancha que pretende escolher. Ao contrário do que alguns podem pensar, existem diferenças entre os modelos disponíveis no mercado. Cada tipo de equipamento possui características apropriadas para um padrão de surf. Por isso você deve levar este detalhe em conta antes de ir para o mar.

Pranchas para iniciantes

Quem é iniciante deve usar pranchas grandes e de maior espessura. (Foto: Divulgação).

Iniciantes no assunto não devem escolher pranchas pequenas e de pouca espessura, já que elas são mais indicadas para surfistas experientes. Pranchas neste formato são rápidas e bastante sensíveis aos comandos, por isso podem provocar um verdadeiro desastre para quem está em fase inicial de aprendizagem.

Conheça as melhores praias para surf no Brasil.

O ideal é que a prancha seja grande e grossa, pois estas características garantem mais estabilidade e flutuação sobre a água, permitindo que o surfista fique em pé com mais facilidade. A sugestão é de que ela seja 30 centímetros maior do que sua altura e capaz de suportar mais peso do que o seu (caso tenha 80 kg, escolha uma prancha capaz de suportar 90 kg).

Outra orientação importante é escolher pranchas com revestimento “soft” (macio). Assim, em casos de acidente e, principalmente, de colisão com a própria prancha, a chance de você sofrer algum ferimento mais grave é menor.

Como escolher prancha de surfe

Os equipamentos que compõem a prancha também devem ser levados em conta na hora de sua escolha. (Foto: Divulgação).

A escolha da prancha também deve levar em conta os acessórios que a compõem, pois estes equipamentos são decisivos na realização das manobras. Abaixo, você pode saber um pouco mais sobre eles.

• Rabeta – a rabeta define o quanto de força você precisa aplicar para realizar uma manobra. Seu formato varia de acordo com cada modelo de prancha;

Saiba onde comprar pranchas de surf para iniciantes.

Na hora de escolher o modelo, considere também seu peso, tamanho e sua idade. (Foto: Divulgação).

• Quilhas – este acessório é responsável por fazer com que a prancha fique mais ou menos presa a água no momento da cavada (curva na base da onda). Suas variações não geram muita diferença para os surfistas iniciantes. Uma boa opção são as quilhas removíveis, principalmente para facilitar o transporte;

• Tipos de fundo – o fundo também precisa ser levado em consideração na hora de você fazer a sua escolha. Ele atua diretamente na velocidade que a prancha pode atingir em determinados tipos de onda. Em geral, ela pode ter fundo flat, em V, concave, doublé concave, tri-concave, canaletas e em invert V.

Para obter mais orientações sobre qual modelo de prancha escolher, procure um especialista.

Top