Como escolher plantas para seu jardim

PUBLICIDADE

Saiba como escolher plantas para seu jardim. Manter uma área verde na área interna ou externa da casa contribui para que o ambiente fique sempre em temperatura agradável, se torne mais aconchegante e bonito.

Há diversos tipos de plantas disponíveis no mercado, mas cada uma delas necessita de um tipo de cuidado e sobrevive em tipos diferentes de ambiente. Antes de escolher quais farão parte da decoração da casa, é importante considerar as condições do local onde a planta permanecerá e o tempo disponível para cuidar delas.

Leia também: Plantas para Jardim de Inverno

PUBLICIDADE
Como escolher plantas para seu jardim. (Foto Ilustrativa)

Como escolher plantas para seu jardim

Confira a seguir algumas dicas de como escolher plantas para seu jardim:

Análise o espaço

É importante analisar o espaço disponível para as plantas. Se o local for amplo e o solo for de terra, opte por plantas grandes e que podem ser plantadas diretamente no chão. Já se a intenção for transformar um pequeno espaço, opte por plantas que não crescem tanto na horizontal e que podem ser plantadas em vasos.

Plantas para jardim de inverno

O jardim de inverno não pode ser um ambiente muito carregado, com plantas e flores por todo o espaço, aposte em plantas de tamanhos variados e que não necessitam de tanta luz. As melhores opções são os lírios, palmeiras, cactos, pleomele e rosa de pedra.

A planta escolhida deve se adaptar às condições do ambiente. (Foto: Divulgação)
A planta escolhida deve se adaptar às condições do ambiente. (Foto Ilustrativa)

Plantas para jardim externo

O jardim da área externa deve ser organizado, as plantas não podem ocupar qualquer espaço para que não cresçam impedindo a visualização da casa por completo, além disso, é preciso manter o gramado sempre visível.  Nesse tipo de jardim é ideal optar por plantas resistentes a luz do sol, como kalanchoes, palmeira leque e pata de elefante.

PUBLICIDADE

Veja também: Dicas e benefícios do jardim vertical

Flores ideias para cada tipo de jardim

As flores deixam o ambiente mais colorido, são fundamentais para garantir a harmonia no jardim externo da casa. Nesse caso opte por flores como a bromélia, dedaleira, flox, flor de mel, abelha azul e as rosas. Já para os jardins de inverno, é preciso escolher flores que se adaptam em ambientes com pouca luz solar, como a begônia, a flor da fortuna e a violeta.

Cada jardim pede um tipo de planta. (Foto Ilustrativa)
Cada jardim pede um tipo de planta. (Foto Ilustrativa)

Tempo para manutenção das plantas

A grande maioria das plantas necessitam de manutenção periódica, logo, não é possível deixar de cuidar do jardim por mais de três dias. Além de regar, é necessário podar, adubar, cortar grama e limpar as folhas secas que caem no gramado. Caso não tenha tempo, opte por um jardim artificial, composto por grama sintética e plantas de fácil cultivo em vasos.

Leia mais: Decoração de jardins pequenos

Agora que você já sabe como escolher plantas para seu jardim, aproveite as dicas para transformar algum espaço da sua casa. No entanto, esteja disposto a investir, cuidar e observar o crescimento de toda a vegetação para que as plantas resistam no ambiente.

PUBLICIDADE
https://www.youtube.com/watch?v=sGw1X53yrYA

Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre decoração.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.