Como escolher o tamanho de sofá ideal

O sofá é, sem dúvidas, o ponto focal na hora de decorar a sala de estar. Ele favorece a acomodação dos moradores e contribui…

O espaço disponível na sala interfere no tamanho do sofá.

O sofá é, sem dúvidas, o ponto focal na hora de decorar a sala de estar. Ele favorece a acomodação dos moradores e contribui com a atmosfera de recepção do cômodo. Há uma variedade de modelos disponíveis a venda nas lojas, mas é necessário seguir alguns critérios para escolher o móvel estofado ideal.

A decoração da área social da casa deve contar com um sofá confortável, que seja ao mesmo tempo viável para descansar e receber às visitas. A peça certa tem a capacidade de deixar o espaço mais acolhedor, relaxante e charmoso.

Todas as características precisam ser levadas em conta antes de escolher o sofá da sala, tais como a cor, o formato, o material, os detalhes e o tamanho. O modelo também precisa ser condizente com a proposta de decoração, seguindo desta forma aas expectativas do estilo predominante.

Durante a escolha do sofá, não basta apenas considerar as características estéticas. É fundamental também buscar as melhores combinações com os elementos, afinal, o estofado não compõe uma área de convívio sozinho. Outro fator importante diz respeito a qualidade da peça, que na verdade precisa apresentar uma estrutura resistente para evitar futuros gastos com manutenção.

Qual o tamanho certo?

Um sofá grande decora uma sala moderna e espaçosa.

A questão do tamanho do sofá costuma deixar muitas pessoas em dúvida e, em alguns casos, compromete a decoração. Antes de comprar o móvel, é importante que o morador tenha em mente as dimensões da sala. Desta forma, fica mais fácil montar o cômodo sem comprometer as proporções.

O tamanho de um sofá usado para decorar a sala grande nem sempre funciona na pequena e vice-versa. Quando a peça desempenha um papel desproporcional no ambiente, ela compromete o equilíbrio dos elementos já usados na decoração.

Leia Também:  Arroz com costelinha

Somente depois de tirar as medidas exatas do cômodo, o morador tem condições de conferir os modelos de sofás nas lojas e escolher a melhor opção. O espaço disponível passa a ser um fator influente para eleger o melhor sofá, em seguida o morador precisa considerar a questão do melhor design.

Sofá X Espaço: dicas

O sofá de canto é indicado para espaços pequenos.

• O espaço ocupado pelo sofá no pode comprometer a circulação na sala e nem criar a sensação de ‘sufoco’.

• Em ambientes pequenos, é recomendado usar o sofá de canto, já que ele possui um design fácil de ser adaptado. Outra peça que costuma funcionar em salas com espaço limitado é o sofá-cama, caracterizado pela praticidade ao se transformar numa outra acomodação.

• O número de habitantes na casa interfere no tamanho do sofá.

• Um sofá grande e com vários lugares somente funciona em áreas espaçosas.

• O sofá escolhido para decorar a sala deve deixar pelo menos 60 cm nas áreas ao redor para facilitar a circulação.

Top