Como escolher o piso certo: dicas, cuidados

O proprietário da casa precisa ter em mente quais as necessidades de cada cômodo para escolher o piso ideal. Existem inúmeras possibilidades no mercado,…

Para escolher o piso certo, é necessário considerar vários fatores.

O proprietário da casa precisa ter em mente quais as necessidades de cada cômodo para escolher o piso ideal. Existem inúmeras possibilidades no mercado, por isso é importante conhecer as características de cada produto para optar pelo revestimento mais apropriado.

Vários fatores devem ser levados em conta para eleger o piso ideal, incluindo a proposta de decoração. Ou seja, o piso de madeira funciona perfeitamente como acabamento de uma sala aconchegante, mas não é a opção mais aconselhada para ambientes úmidos como o banheiro. Critérios de compra como orçamento e qualidade também são essenciais para acertar no piso.

Dicas para escolher o piso certo

• Os pisos de cerâmica e porcelanato são capazes de revestir todos os tipos de ambientes residenciais sem interferir no conforto dos moradores. Os especialistas no assunto ainda recomendam o uso de peças grandes de porcelanato para revestir, proporcionando desta forma uma cobertura mais moderna, resistente e duradoura.

• É importante tomar cuidado com os pisos muito claros, afinal, eles denunciam a sujeira com facilidade. A forma como as peças são posicionadas no chão também precisa ser observada para evitar problemas, como é o caso da colocação dos pisos no posicionamento diagonal que compromete a amplitude.

Os pisos claros são capazes de ampliar espaços.

• Os pisos neutros e lisos são os mais usados na hora de revestir a casa, mas é importante tomar cuidado com o efeito das cores. Os tons mais claros evidenciam a sensação de um espaço maior, enquanto os tons mais escuros diminuem o tamanho do ambiente.

• O revestimento mais apropriado também pode estar ligado ao estilo de vida. Por exemplo, se a família é numerosa e a casa tem circulação intensa de pessoas, recomenda-se o uso de um piso fácil de limpar e com pouca manutenção. Para deixar o ambiente com um clima mais aconchegante e sofisticado, vale a pena apostar no piso de madeira ou no laminado.

Leia Também:  Ingressos para Disney 2012, viajar barato

• O piso escolhido precisa oferecer conforto aos moradores, além de conceder certa versatilidade para planejar a decoração. O revestimento horizontal também deve se harmonizar com a estética das paredes e não comprometer a saúde das pessoas com propriedades alérgicas.

O piso laminado é fácil de limpar e imita a estética do revestimento em madeira.

• A questão do clima possui influência na escolha do piso. Por exemplo, quem mora em lugares onde as chuvas são frequentes, é importante evitar pisos de madeira por causa da umidade. No caso de áreas com muito frio, o revestimento com madeira passa a ser apropriado para fazer o isolamento térmico e deixar o cômodo mais agradável.

• Antes de comprar um tipo de piso, procure avaliar o custo-benefício para verificar se realmente compensa. Aproveite as ofertas das lojas especializadas e faça economia da melhor forma possível, sempre considerando a qualidade em primeiro lugar.

Use as dicas e tome os devidos cuidados para acertar na escolha do piso.

Top