Como escolher o nome da empresa

PUBLICIDADE

Montar um negócio não é tarefa fácil e, uma coisa que pode parecer bobagem, mas vai interferir diretamente na aceitação do negócio junto ao público é o nome que se pretende colocar na empresa. Isso mesmo, essa etapa merece atenção! Entenda porquê.

Um nome bem escolhido faz toda diferença no negócio (Foto: Divulgação)

Tirar do papel um plano de negócio não é nada simples seja sozinho ou em conjunto (sociedade). Mas, quando falamos no nome desse negócio, alguns cuidados devem ser tomados. Ele fará parte da empresa para sempre (pelo menos essa é a intenção) e será a porta de entrada para diversas oportunidades. A escolha deve ser encarada com seriedade desde o primeiro momento e deve representar bem a sua atividade. Veja alguns passos importantes na busca pelo nome mais adequado:

Fácil memorização: A ideia deve ser que consumidores e colaboradores fixem o nome rapidamente na memória. Pense em algo que ‘grude’ na mente de modo que, toda vez que forem comentar sobre empresas do seu segmento, a primeira que venha a cabeça seja a sua.

PUBLICIDADE

Nada de imitações (até porque isso é considerado plágio) ou nomes que remetam a outras empresas. Se fizer isso, seu negócio ficará sempre a sombra de outro. Seja original, pense em algo que eleve sua empresa no mercado ao qual pertence.

Existem negócios que carregam o nome do dono, isso deve acontecer quando o empresário tem uma história a ser considerada ou quando é profissional competente para dar credibilidade. Não tente elevar o seu nome com a ajuda da empresa, mas faça o seu nome alavancar a empresa que pretende abrir sem esquecer que isso deve acontecer quando a pessoa tem fatos importantes e já reconhecidos que a fizeram entrar nesse ramo.

Nome=função: Isso quer dizer que é importante deixar claro através do nome a função do seu empreendimento. Algo que o consumidor não precise se perguntar sobre o que se trata.

É importante que o nome da empresa não satisfaça apenas o proprietário, tem que ter efeito sobre o consumidor e o mercado de modo geral.

PUBLICIDADE

Nome curto:Menos é mais literalmente! Faça o possível para que o nome seja curto e simples, sem ‘frescuras’ e ele será melhor aceito.

O nome pode facilitar a busca de clientes (Foto: Divulgação)

Original até certo ponto: Diversas empresas reconhecidas mundialmente têm nomes sem significado algum como Google, Kodak ou Yahoo. Para se arriscar a inventar um nome desse tipo é preciso investir pesado na publicidade e confiar na propaganda boca a boca. Se não for o seu caso, opte por algo ‘menos’ original.

PUBLICIDADE

Tome os devidos cuidados na escolha do nome da empresa e obtenha bons resultados, fidelizando seus clientes.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.