Como escolher o modelo ideal de cortina

Como escolher o modelo ideal de cortina? Esta é a pergunta que muitas pessoas se fazem quando mudam de residência ou na hora de…

Por Andre em 12/07/2014

Como escolher o modelo ideal de cortina? Esta é a pergunta que muitas pessoas se fazem quando mudam de residência ou na hora de renovar o visual de quartos, salas e escritórios, alterando a decoração desses ambientes.

Como escolher o modelo ideal de cortina (Foto: Divulgação)

Apesar de parecer fácil, usar cortinas na decoração pode ser complicado, devido principalmente à grande variedade de cores, estilos, tamanhos e tecidos diferenciados, contribuindo para tornar a escolha da melhor opção mais difícil.

Além de ajudar a controlar a luminosidade que entra no ambiente ao qual ela está presente, a cortina também tem outro papel, que é o de oferecer maior privacidade aos moradores e usuários do cômodo, protegendo-os dos olhares alheios.

Cortina Blackout: como usar

Modelos de cortina de sala

Como escolher o modelo ideal de cortina

O tipo de cortina vai depender da quantidade de claridade que você quer ter no ambiente, entre outros aspectos (Foto: Divulgação)

Se você está querendo saber como escolher o modelo ideal de cortina, pode começar conferindo as medidas da janela/vão, já que, de acordo com os especialistas na área, o ideal é que a cortina passe pelo menos 15cm nas partes superior e inferior e também nas laterais.

Em seguida, defina o tipo de tecido e o modelo da cortina, levando em conta aspectos como quantidade de luz solar no ambiente, proximidade de prédios e casas que incomodam e tiram a privacidade e claridade intensa, sem se esquecer dos móveis e cores presentes no cômodo, fazendo a combinação de tons entre todas as partes.

A cortina blackout pode ser uma boa alternativa, caso você queira escurecer o ambiente e aumentar a privacidade (Foto: Divulgação)

Com relação ao tipo de tecido, os sintéticos e de voil são mais fáceis de limpar, enquanto a seda e o veludo dão um ar mais imponente (no caso da seda, é indicado colocar um forro, pois ela pode estragar com o sol). Já para ambientes mais despojados, as cortinas de algodão, bambu e fibra são as mais indicadas.

As dicas para escolher cortina incluem ainda a possibilidade de investir em cortina Blackout PVC, em cômodos como dormitórios e sala de TV, nos quais a proteção contra a claridade é essencial, pois ela garante o isolamento do ambiente, neste quesito.

Cortinas ou persianas?

Cortinas e persianas também podem ser usadas de forma mesclada, na mesma casa (Foto: Divulgação)

Além das dicas sobre como escolher o modelo ideal de cortina, em relação aos tipos mais tradicionais, é importante saber também que existe a persiana como alternativa, principalmente para os ambientes menores, já que não tomam muito espaço.

Elas seguem a mesma regra das medidas citadas anteriormente e podem até ser utilizadas de maneira mesclada com as cortinas na sua casa. Um exemplo disso é usar persianas nos dormitórios e cortina na sala.

Top