Como escolher o modelo certo de gravata

Paulo Lima 13/04/2012 Bem Estar

Ao contrário do que muita gente pensa, a gravata tem uma parcela de contribuição importante na montagem do visual.

A gravata faz parte do dia a dia de boa parte do público masculino. Se você faz parte deste grupo, seja porque o seu trabalho exige o uso de roupa social ou simplesmente porque gosta de peças mais formais, saiba que existem orientações que precisam ser seguidas na hora da escolha do modelo.

Este acessório tem uma importante parcela de contribuição na formação do look. Por isso, se você não souber combinar a gravata com o restante do vestuário, seu visual não ficará elegante. Para evitar este tipo de problema, separamos algumas dicas que vão te ajudar a elaborar a combinação perfeita. Confira!

Qualidade

Um bom tecido é importante para que a gravata possa causar o efeito desejado. Para os especialistas no assunto, o tecido mais indicado é a seda, pois atribue a peça muito mais charme e glamour. Já os modelos com tecido de baixa qualidade, além de não terem um aspecto elegante, duram pouco tempo e podem apresentar vários defeitos, como bolinhas e fios repuxados.

Ocasião

Levar em conta a ocasião também é importante para você escolher o modelo certo.

Cada ocasião exige um traje específico. Se você for participar de uma reunião de negócios, por exemplo, utilize uma gravata de tom marcante, que contraste com todo o seu look. Já para jantares e eventos de confraternização, prefira modelos neutros. De qualquer modo, sempre evite peças com frases, cores chamativas ou desenhos infantis.

O modelo certo também varia conforme a atividade exercida por cada pessoa. No caso dos advogados, as gravatas escuras são as mais indicadas, pois elas transmitem seriedade. Por outro lado, publicitários e profissionais ligados a essa área devem apostar nas cores claras, que carregam um ar de criatividade.

Camisa

Para te deixar elegante, a gravata precisa estar combinando com o restante do look, incluindo a camisa.

A escolha da gravata também deve levar em consideração o tipo de camisa que você pretende usar. Camisas brancas, por exemplo, aceitam diferentes combinações. Neste caso, você só precisa utilizar o bom senso para ver qual look se encaixa melhor no seu estilo.

Agora, se você pretende vestir uma camisa quadriculada, pegue gravatas com fundo neutro. E no caso das camisas listradas, escolha modelos que mantenham este mesmo padrão, sempre procurando combinar as listras com a estampa da gravata.

Para evitar maiores problemas, use camisas com formas e recortes tradicionais. Caso queira inovar, optando por uma peça xadrez ou com cores berrantes, vai ficar muito mais difícil acertar a composição.

Agora, é só colocar em prática essas dicas e caprichar na hora de montar o seu look.

Outros artigos

Pousadas em Ilhéus: preços, dicas

05/09/2012

Pousadas em Ilhéus: preços, dicas

A alegria da população baiana e a receptividade, aliada às belezas naturais e dos patrimônios criados e tombados pelo homem, deixam esse destino em destaque em todo ...