Como escolher o melhor plano de celular

A concorrência entre as empresas de telefonia celular só vem aumentando, a cada dia surgem novas promoções e tarifas que prometem ser a mais…

Operadoras de celular (Foto: Divulgação)

A concorrência entre as empresas de telefonia celular só vem aumentando, a cada dia surgem novas promoções e tarifas que prometem ser a mais barata do mercado, em meio a tantas opções e variantes, o consumidor fica confuso na hora de escolher qual o melhor plano para o seu perfil.

Falando no celular (Foto: Divulgação)

O preço cobrado por planos de celular tem algumas variantes, tais como: tempo de duração da ligação, hora em que você faz a ligação, destino da ligação (para quem você liga, se é DDD ou local) e planos de dados para acesso à internet.

Pré-pago ou pós-pago

Escolhendo o plano ideal (Foto: Divulgação)

Há uma diferença básica entre os planos de todos os celulares, a opção de pagar antes ou depois através de fatura, o valor das suas ligações. Normalmente as tarifas de celulares pré-pagos são mais caras que as tarifas do celular pós-pago, podendo até ser de 50% a mais, porém opção de celulares pré-pagos (quando você recarrega em créditos e usa depois) vale a pena para pessoas que fazem poucas ligações, sem necessidade de muitos minutos disponíveis.

O pós-pago é ideal para pessoas que têm controle financeiro (visto que poderão usar seus minutos e pagarão no fim do mês) e que precisam fazer muitas ligações, um exemplo são as pessoas que moram sozinhas ou quem tem um orçamento que permite isso.

Plano família

Quem costuma falar muito com o pai, a mãe ou algum membro da família pode procurar um plano convergente que combina o móvel, fixo, internet e até TV a cabo, economizando no valo total pago.

Simulador ajuda na escolha do plano

A Pro Teste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, possibilita aos consumidores um simulador de tarifas de celular online que facilita na hora de escolher o plano ideal, verificando qual a operadora se encaixa no seu perfil. O simulador é atualizado com alguns dos pacotes oferecidos pelas seis principais operadoras do país.

Leia Também:  Cartões pré-pagos: benefícios, vantagens

O seu estilo de vida será conhecido após você informar sobre seu cotidiano em relação à utilização do celular, basta informar o horário que costuma fazer ligações, qual o destino dessas ligações e a frequência. Automaticamente o site diz os planos que encaixam melhor no seu perfil, indicando para você o melhor plano de acordo com sua rotina e até onde você mora, com exceção do Acre, Alagoas, Amapá, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Top