Como escolher o cão ideal para cada tipo de pessoa

O mundo está cheio de pessoas com modos de vida muito diferenciados, uma pessoa pode adorar correr, morar em apartamento ou passar a maior…

Por Redacao em 17/02/2012

Como escolher o cão ideal para cada tipo de pessoa(Foto:Divulgação)

O mundo está cheio de pessoas com modos de vida muito diferenciados, uma pessoa pode adorar correr, morar em apartamento ou passar a maior parte do tempo em casa. Já outra pode ser um pouco mais sedentária, morar em uma casa relativamente espaçosa e passar muito tempo fora de casa.

Ambos podem querer ter um cão, mas acredite o cão não poderá ser da mesma raça para essas duas pessoas. Exatamente, da mesma forma que existem pessoas com personalidades e gostos diferentes, os cães também são.

Há cães que são mais agitados, outros mais calmos, uns grandes outros pequenos, com muito pelo ou com pouco. Enfim, são variadas as raças de animais, com fatores físicos e psicológicos muito diversificados e que é um ponto muito importante na escolha do cão ideal para cada tipo de pessoa.

Golden Retriever(Foto:Divulgação)

Primeiramente deverão ser observados alguns aspectos que o cão sofrerá no novo ambiente, como por exemplo: se ele poderá ficar dentro de casa ou não, o local onde ele poderá fazer atividades, como brincar, comer, fazer necessidades fisiológicas e o tempo que ele ficará sozinho em casa.

Outra observação de grande importância é o temperamento desejado pelos donos, o dono irá querer um cão esportista ou mais paciente, independente ou não, um cão de guarda ou apenas de companhia, se gosta de crianças, pode ser também um cão para exposições e provas ou apenas de estimação.

Algumas características físicas devem ser levadas em consideração como o tamanho do animal, do pelo, se é um animal mais esbelto ou mais “fofinho”. Raças como Bordie Collie, Labrador, Boxer, Jack Russel Terrier são ótimos para pessoas hiperativas e que disponham de tempo. Essas animais são mais agitadas e se eles ficarem em casa sem muitas atividades podem sofrer alguns distúrbios.

O Pug, Whippet, Shih-Tzu são raças mais calmas, ideais para pessoas mais tranquilas e sedentárias.

Como escolher o cachorro ideal (Foto:Divulgação)

Raças que são ótimas para socializar com outras pessoas e animais são o Bernese e o Golden Retriever, no entanto eles são muito dependentes. Entretanto, existem cães que possuem essas mesmas características e são independentes como West Terrier, Lhasa Apso que são apropriados para pessoas que ficam muito tempo fora de casa.

Rotteweiler, Dobermann, Pastor Alemão são perfeitos para guardar a casa de perigos e invasões, mas eles não são animais muito amigáveis.

É muito importante que os aspectos físicos dos animais sejam levados em consideração, mas deve lembre-se que a genética e o psicológico também possuem sua relevância na hora da escolha, pois, mesmo os cães sendo da mesma raça eles podem agir de maneiras diferentes. Nenhum cão será igual ao outro mesmo sendo de raças semelhantes.

Top