Como escolher linha elétrica para obra

A construção ou reforma da casa costuma causar muitas dúvidas, principalmente quando diz respeito ao sistema elétrico. É importante que os moradores saibam sobre…

Por Isabella Moretti em 29/05/2013

A construção ou reforma da casa costuma causar muitas dúvidas, principalmente quando diz respeito ao sistema elétrico. É importante que os moradores saibam sobre a necessidade de um bom projeto para que as funcionalidades da residência não sejam prejudicadas.

A casa necessita de uma instalação elétrica resistente e duradoura. (Foto:Divulgação)

Montar uma instalação elétrica de qualidade para o imóvel é uma forma de não ter problemas no futuro. Confira 5 dicas para não errar na reforma da casa.

Materiais elétricos para a obra

O material elétrico que precisa ser comprado não se resume a fios e cabos. Na verdade, o consumidor deve adquirir outros itens fundamentais para as instalações, como eletrodutos (conduítes), quadros de distribuição e caixas de luz. Somente com estes produtos a parte elétrica da casa terá durabilidade e resistência.

As linhas elétricas também são essenciais para a obra. Estas estruturas são formadas por condutores elétricos e por condutos. Ao todo, existem 45 tipos de linhas indicados na norma da ABNT.

As linhas usadas na rede de energia elétrica variam com relação à tensão, podendo ser baixa, média ou alta. Para executar um bom trabalho, é importante conhecer a Normalização técnica.

Para que serve a cor de cada linha elétrica?

Cada cor de linha elétrica possui uma função. (Foto:Divulgação)

Ao pensar nas instalações elétricas, é importante ter bem claro em mente a função de cada linha na obra. Confira:

Linhas de cor amarela: ideais para instalações elétricas de baixa tensão. Elas podem ser usadas em obras residenciais, comerciais ou industriais, desde que executada em alvenaria com argamassa.

Linhas de cor cinza: servem para instalações de baixa tensão aparentes.

Linhas de cor preta: são indicadas para baixa tensão e embutidas em lajes de concreto. Requer reforço mecânico na concretagem.

Linha de cor laranja: servem para instalação elétrica de baixa tensão, podem ser embutidas em lajes de concreto e requer esforço mecânico.

Quem não quer contratar um profissional para fazer as instalações elétricas deve conhecer o curso de instalador predial Senai.

O que é fundamental saber:

Uma rede elétrica bem elaborada garante a segurança da casa. (Foto:Divulgação)

– Em casos de dúvidas ou dificuldades, o proprietário do imóvel deve contratar um eletricista para instalar o material elétrico adequadamente;

– Escolha produtos elétricos das melhores marcas para não ter problemas de qualidade e desfrutar de uma rede elétrica duradoura;

– A instalação não deve deixar os fios expostos;

– A montagem adequada do sistema elétrico é fundamental para distribuir a energia com segurança a todos os cômodos e aparelhos.

Top