Como escolher fones de ouvido

Com o sucesso dos aparelhos portáteis, como celulares, smartphones e tablets, o fone de ouvido passou a fazer parte do dia a dia da…

Por Paulo Lima em 17/06/2013

Com o sucesso dos aparelhos portáteis, como celulares, smartphones e tablets, o fone de ouvido passou a fazer parte do dia a dia da maioria das pessoas. Hoje, é difícil encontrar alguém que não carregue o seu fone no bolso ou na mochila para poder ouvir suas músicas favoritas na fila do banco, durante a caminhada ou em qualquer outro lugar.

Entretanto, apesar de ser queridinho por todos, o uso deste acessório requer alguns cuidados importantes. Como há vários modelos disponíveis no mercado, você precisa prestar atenção em certos detalhes para não escolher um produto de má qualidade.

Como há vários fones disponíveis no mercado, você precisa prestar atenção em certos detalhes para não escolher um produto de má qualidade. (Foto: Divulgação).

Um fone de ouvido ruim, além de não permitir que você ouça sua música como gostaria, acaba sendo nocivo a sua audição, podendo contribuir para o desenvolvimento de problemas auditivos.

Para não passar por esse tipo de transtorno, separamos algumas dicas que irão ajudá-lo a escolher o fone de ouvido ideal para você. Confira!

Como escolher fones de ouvido

Apesar de serem fáceis de carregar e bastante discretos, os fones intra-auricular são os que apresentam menor qualidade sonora. (Foto: Divulgação).

Na hora de comprar o seu acessório, você precisa levar em conta diversos fatores para fazer a escolha certa. Um deles é o formato, cujas vantagens e desvantagens variam de acordo com cada tipo de modelo.

Os chamados earbud e intra-auricular, que são aqueles fones menores que “entram” no ouvido, talvez sejam os mais comuns entre os usuários por sempre virem juntos com iPods, mp3 players, celulares e demais aparelhos eletrônicos. Apesar de serem fáceis de carregar e bastante discretos, eles são os que apresentam menor qualidade sonora.

Outra boa opção são os fones headphones/earpads, que possuem uma espécie de arco que se apoia na cabeça. Confortáveis, eles possuem uma boa qualidade sonora, o problema é o isolamento, pois seu formato permite que o usuário ouça ruídos externos.

Por encobrirem toda a orelha, os fones headphone full size oferecem um isolamento bastante eficiente. (Foto: Divulgação).

O terceiro modelo é o headphone full size, que são maiores do que os earpads e com isso, encobrem totalmente as orelhas, promovendo um isolamento mais eficiente. Talvez a única desvantagem fica por conta do seu tamanho, que o torna pouco discreto e menos confortável para ser carregado.

Outra dica de como escolher fones de ouvido é testá-lo antes de comprar. Mesmo que você tenha tomado sua decisão baseado nas recomendações de diferentes sites e revistas, não deixe de testar. Procure testá-lo com o tipo de música que você mais costuma ouvir, porém, sem abrir mão de outras faixas, para ver se o fone funciona bem com gêneros variados.

Com essas orientações, temos certeza que você fará a escolha certa. Mas lembre-se: além de comprar um bom modelo, você precisa seguir algumas dicas para fazer o seu fone de ouvido durar mais e, assim, cuidar bem do seu aparelho.

Top