Como escolher dama de honra para casamento

A entrada da(s) dama(s) de honra no casamento também é um momento muito especial, pois é quando chegam as alianças e anuncia-se que a chegada da noiva está próxima. A maioria dos noivos não abre mão das crianças, nesta hora, embora também existam damas adultas. Veja algumas dicas para escolher dama de honra para casamento.

Daminhas podem ou não acompanhar pajem (Foto: Divulgação)

Como escolher dama de honra infantil para casamento

Esta continua sendo a preferência dos casais brasileiros. A dama de honra infantil acrescenta graça à cerimônia, inclusive remetendo à ideia da inocência.

O casal pode escolher dama de honra para que esta entre acompanhada de um pajem ou que duas meninas acompanhem um menino. Também podem optar pela entrada de um ou outro, sozinhos. Vale lembrar que não há limite para daminhas e pajens.

O ideal é que as crianças tenham de 5 a 12 anos, pois quando são muito novinhas, embora fiquem lindas na cerimônia, podem se sentir intimidadas, no momento da entrada. É importante que as crianças entendam minimamente o que irá ocorrer, para que não desistam, na hora.

Trajes devem ter sintonia com a noiva e o ambiente (Foto: Divulgação)

E quem deve pagar as roupas da dama de honra? É uma tradição e sinal de respeito os noivos pagarem os trajes da daminha. Caso os pais da criança não se importem em arcar com os custos e façam questão disso, cabe ao casal decidir o que fazer, desde que todos se sintam confortáveis. Porém, mesmo não arcando com os custos da roupinha, é educado que os noivos paguem o cabelo, o buquê e a almofadinha das alianças. Caso a daminha entre com um pajem, também é de bom tom os noivos pagarem os objetos que o menino irá carregar.

Dama de honra adulta para casamento

Este é um hábito não muito comum, no Brasil; porém é perfeitamente aceitável. Há noivos que optam por escolher uma dama de honra adulta, geralmente acompanhada de um pajem, também adulto. É indicado convidar pessoas que realmente têm intimidade com o casal. Na maioria dos casos, a dupla tem uma história de vida importante, junto aos noivos.

Pode ser, também, um casal de crianças (Foto: Divulgação)

Como escolher o vestido da dama de honra

O ideal é que as roupas da dama de honra não destoem demais do vestido da noiva ou da decoração, em geral. O mais correto é optar por vestidos feitos com tecidos delicados, em cores discretas, como branco ou tons pastéis. Cerimônias diurnas pedem trajes com menos brilhos, embora possam conter outros detalhes diferentes, quando se tratam de crianças. Já os casamentos que acontecem à noite aceitam vestidos com brilho.

O vestido da dama de honra também pode conter detalhes que tenham a ver com o buquê da noiva ou com a decoração da igreja, desde que as cores não destoem do ambiente.

Reply