Como escolher a escova de dentes certa: dicas

Como escolher a escova de dentes certa: dicas

Editorial MDT 08/08/2016 Bem Estar

PUBLICIDADE

E agora? Qual escova é a melhor? Foto:(Divulgação)

Quando vamos a um supermercado nos deparamos com prateleiras cheias de escovas de dente, e logo vem à dúvida, qual comprar? O que faz de uma escova dental, uma boa escova? O primeiro critério de escolha é pela escova que temos mais facilidade de com ela higienizar todos os cantos da boca, todos os lados dos dentes, pela parte da frente e pela parte de traz.

Geralmente a melhor opção são as escovas de cerdas macias para não machucar a gengiva e não causar nenhuma irritação, as boas escovas possuem três cerdas de largura por oito de comprimento, lembrando que não há necessidade nunca de escovar os dentes com força, devemos apenas, fazer uma escovação bem detalhada em todos os cantinhos dos dentes.

PUBLICIDADE

Para as pessoas que tem aparelho, ele retém mais restos de alimentos e outras sujeiras, sendo assim recomenda-se o uso da escova normal mais a escova interdental como complementação.

Para quem usa aparelhos o ideal é complementar com escova interdental. Foto: (Divulgação)

Leia Também: Dicas Para Quem Usa Aparelho Nos Dentes

A maioria dos dentistas também recomenda dar preferência às escovas fabricadas por empresas tradicionais, pois costumam ser de melhor qualidade, já que estão a muito mais tempo no mercado. Mas isso não significa escolher a mais cara. Muitas vezes as escovas mais simples são as melhores.

PUBLICIDADE

As escovas elétricas chamam muito a atenção principalmente da criançada, mas prefira sempre as com cabeças rotativas, devendo ser usadas intercaladas com a escova tradicional para que a pessoa não perca a coordenação motora.

Leia Também: Escova de Dente Elétrica Infantil

 

Escovas elétricas são atrativas para as crianças. Foto:(Divulgação)

É muito importante também saber conservar a escova de dente, o correto é lavá-la com água corrente e guardá-la seca, por que se deixá-la úmida, aumentará as chances de proliferação de fungos e bactérias. É aconselhável trocar a escova a cada dois meses, pois passado esse tempo as cerdas ficam amassadas e gastas e não higienizam adequadamente podendo também prejudicar a gengiva.

PUBLICIDADE

A maioria dos dentistas indica uma escova de dente suave para remover a placa bacteriana e toda a sujeira dos alimentos já que bem mais flexível, ela não machuca as gengivas que são extremamente sensíveis.

Como vemos em qualquer supermercado as escovas podem ser de diversas formas:  curtas, inclinadas, onduladas, etc. No entanto, nenhuma é mais eficaz que a outra, é unicamente uma questão de conforto, por isso, experimente até encontrar a ideal para si. A escolha da escova de dente é praticamente uma questão de gosto ou facilidade pessoal, ela tem que ser eficaz na limpeza e fácil de manusear. O que não faltam são opções.

Leia Também: Escova dental: como higienizar, cuidados

Foto: (Divulgação)

 

Outros artigos

Salão Duas Rodas 2013: novidades

10/10/2013

Salão Duas Rodas 2013: novidades

Começou, no dia 8 de outubro, a edição 2013 do Salão Duas Rodas, maior evento do setor de motocicletas do Brasil, que vai até o próximo dia 13, no Pavilhão de Exposi...

Como ficará o novo Maracanã

05/10/2011

Como ficará o novo Maracanã

A Copa do Mundo no Brasil está longe de começar e já está dando o que falar. São muitos os motivos que faz com que as obras sejam contestadas, um deles está rela...

Livros obrigatórios da Fuvest 2013

20/01/2012

Livros obrigatórios da Fuvest 2013

[caption id="attachment_380854" align="aligncenter" width="521" caption="Obras como Dom Casmurro não estão mais na lista de exigências da Fuvest e Comvest (Foto: Div...