Aprenda Escolher a Cortina Ideal para sua Casa

No momento da decoração, se requer atenção aos detalhes para compor um ambiente agradável e harmonioso, afinal, a casa, é um lugar que deve…

No momento da decoração, se requer atenção aos detalhes para compor um ambiente agradável e harmonioso, afinal, a casa, é um lugar que deve trazer conforto aos que chegam e vivem nela.

Pensando nisto, algo que não pode faltar é a cortina, este componente se faz muito útil, porque controla a quantidade de luz que entra na casa através das janelas e terraços. Mas, não é apenas isso, a cortina poderá também proporcionar momentos de aconchego e um toque bem refinado a todo o ambiente, de acordo com a escolha das cores e texturas.

Para escolher bem, leve em conta o seu gosto pessoal, em relação aos cumprimentos, larguras, espessuras, tecidos, tons e a diversidade de detalhes que o mercado oferece.

As cortinas não devem ser apenas bonitas, mas precisam ser escolhidas em conformidade com o local na qual serão inseridas, correspondendo as necessidades do ambiente de forma adequada.

Como fazer então esta escolha? Primeiro pense no tecido, esse detalhe é primordial para um efeito perfeito em cada lugar da casa. Pode-se optar por um tecido estampado ou liso, a cor e o tom precisam combinar com alguns elementos do local em que ficará. Se a casa tiver o piso e parede escura, opte por cortinas de tons claros, suaves com detalhes localizados na parte superior.

Agora, se você deseja obter um ambiente com foco de luz mais sutil, escolha tecidos com organds, gaze de linho, voal ou chiffon, em tons claros e leves como bege, branco e transparente, pois dão efeito agradável. Os espaços em que se podem colocar estes tipos de cortinas, são a sala de estar e a de jantar, dando charme e elegância.

Há modelos de cortinas que acabam tornando o lugar “pesado” por conter inúmeros detalhes e sobreposições desnecessárias, assim, estes tipos de cortinas podem ser excluídas. São mais apropriadas as de tecidos suaves e simples, pois acompanham a modernidade alem de decorar com plena harmonia a casa.

Leia Também:  Jardins para casas pequenas: dicas

Evite que a luz entre em excesso em casa causando desconforto, por usar cortinas em tecidos em linho, brim, lona e com tons neutros e escuros que possuam forros, estes estilos são ideais para compor a decoração de quartos e escritórios, pois são ambientes em que as pessoas precisam de tranqüilidade e luminosidade na medida certa.

Na hora de pendurar a cortina, será preciso um trilho ou varão apropriado. Há vários tipos de composições de materiais de varões, e para optar, o melhor é escolher o que “casa” melhor como o lugar em que será exposto. Medir cada janela é essencial, sempre deixando cerca de 20 centímetros nas partes laterais, ou seja, nunca peça a medida exata, sempre um pouco a mais. Quando a cortina for de tecido leve, as medidas precisam ser multiplicadas por dois ou três, visando um volume maior, para um caimento adequado, pois são pouco densas.

Existem também, as cortinas práticas, que são feitas de material diferente, como as persianas. Estes modelos são modernos e se enquadram em todos os ambientes e decorações, controlando de forma eficaz a luminosidade do lugar ao qual pertence.

Saiba também, que as cortinas são ideais para dividir ambientes e caracterizar paredes. São vários os tipos de materiais tais como as contas e o plástico.

Tudo depende de como se deseja, então não deixe de aplicar as dicas e colocar sempre o seu toque final na hora de escolher a cortina mais adequada à sua casa!

Top