Como ensinar responsabilidade ao filho

Ensinar responsabilidade aos filhos requer tempo e muita paciência. Para que o ensinamento seja eficaz, os pais podem utilizar as tarefas diárias para fixar…

Por Editorial MDT em 13/12/2012

Ensinar responsabilidade aos filhos requer tempo e muita paciência. Para que o ensinamento seja eficaz, os pais podem utilizar as tarefas diárias para fixar o ideal. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre como ensinar responsabilidade ao filho.

Saiba como ensinar a criança a acordar cedo.

Saiba como ensinar seu filho a ter responsabilidade. (Foto: divulgação)

Trabalhando a honestidade

Uma das melhores forma de fazer com que seu filho seja honesto, é encorajando-o a dizer sempre a verdade. Dessa forma, é primordial que a criança possa dizer, expor e explicar tudo que está ocorrendo em sua mente. Além disso, o inverso é verdadeiro. Ou seja, toda vez que os pais tomarem alguma atitude, é essencial explicar o motivo daquela atitude. Isso ajudará os pequenos a ter uma visão positiva da honestidade.

Dando o exemplo

A melhor maneira de fazer com que os filhos sejam honestos é dando um bom exemplo. Ou seja, é essencial que os pais evitem mentir para as crianças. Isso pode passar uma falsa impressão de que a mentira é algo bom. Por isso, antes de contar qualquer mentira, lembre-se das consequências e como ela pode afetar os adultos futuros.

Ensinando a responsabilidade

A responsabilidade infantil deve ser iniciada com pequenas tarefas. Quando a criança já entende e compreende comandos, é possível iniciar a realização de pequenas tarefas. Um exemplo é incentivar os pequenos a guardar os brinquedos, ou mesmo, colocar os sapatos em ordem. As tarefas simples seguem uma rotina e podem ser facilmente memorizadas pelos pequenos.

Com o tempo, a criança vai aprendendo a se tornar responsável. (Foto: divulgação)

Elogiando o bom trabalho

Quando a criança completar a tarefa, é muito importante que os pais elogiem o ótimo trabalho, através de dizeres e carinhos. Isso porque os pequenos gostam de saber quando eles agradam aos pais. Com o crescimento da criança, é essencial que os pais aprimorem essas tarefas. Como exemplos podemos citar: arrumar a própria cama, colocar a roupa suja em locais destinados a essa função etc.

Um estágio de cada vez

Através da realização das tarefas diárias, o senso de responsabilidade da criança vai se desenvolvendo. Além disso, isso colabora com a criação de hábitos que serão válidos para toda a vida do pequeno. A cada nova tarefa a ser aprendida, os pais devem ensinar aos filhos para que eles a compreendam. Após isso, verifique se eles aprenderam o ensinamento e, como foi anteriormente mencionado, elogie o feito.

As tarefas diárias colaboram com o desenvolvimento da responsabilidade das crianças. (Foto: divulgação)

Ensinar aos filhos terem responsabilidade não é uma tarefa fácil. Após conhecer algumas informações sobre como ensinar a responsabilidade ao seu filho, basta colocar as dicas em prática e observar a evolução do pequeno. Com certeza, você ficará orgulhosa com o resultado.

Conheça mais sobre a mesada para os filhos.

Top