Como ensinar o filho a organizar os brinquedos

Casa com crianças pequenas possui brinquedos espelhados por todo o canto. E é difícil evitar que nada seja assim! O tipo de brinquedo muda…

Casa com crianças pequenas possui brinquedos espelhados por todo o canto. E é difícil evitar que nada seja assim! O tipo de brinquedo muda conforme a idade da criança, passando de chocalho aos carrinhos até chegar à bicicleta. Todavia, é possível ensinar o filho a organizar os brinquedos desde cedo. Saiba como:

Organização dos brinquedos

Os objetos menores devem ser colocados em caixas pequenas e os volumosos nas maiores. (Foto Divulgação)

A criança pode começar a ajudar na organização dos brinquedos desde os dois anos. Nessa etapa, ela ainda vai arrumar à sua maneira e os pais deverão intervir, mostrando de um modo sutil a forma correta. Ao longo dos anos a criança pode tomar algumas responsabilidades e com a maturidade arrumar sozinho de seus pertences.

Leia mais: Como incentivar a criança a arrumar o quarto

Todavia, para conseguir que o filho participe da organização e conserve seus objetos em ordem é preciso dar as condições necessárias. Para isso, os brinquedos e os locais onde serão guardados os objetos deverão estar na altura da criança.

Os brinquedos e os locais onde serão guardados deverão estar na altura da criança. (Foto Divulgação)

Para não correr o risco de causar ferimentos por segurança, o ideal é não colocar nada no alto. Caixas empilhadas também não são aconselháveis, já que ao pegar a debaixo sem remover a de cima poderá também acarretar um acidente.

Veja também: Ideias para arrumar o quarto do filho

Separe caixas em vários tamanhos

Outro ponto importante é separar os objetos em caixas de diversos tamanhos. O erro mais comum na hora de comprar um recipiente para guardar os brinquedos é comprar uma única peça e misturar todos os objetos. Para manter os brinquedos sempre conservados, as caixas precisam ser proporcionais. Os objetos menores devem ser colocados em caixas pequenas e os volumosos nas maiores.

Etiquetas para identificação são boas opções para a criança encontrar o que procura. (Foto Divulgação)

Para facilitar a organização dos brinquedos, caixas transparentes ou com etiquetas para identificação são boas opções para a criança encontrar o que procura com mais facilidade. Desenhar ilustrações nas caixas ajuda a identificação do objeto, para os pequenos que ainda não sabem ler.

Leia Também:  Airbnb Brasil: como se cadastrar

Confira ainda: Ensinar o filho a arrumar o quarto: dicas

Jogar no lixo os brinquedos quebrados e doar aqueles que não são mais usados são importantes formas de manter a organização. Esta é uma tarefa que precisa se feita regularmente.

Todavia além de ensinar a criança a organizar suas coisas, os pais também devem manter seus pertences arrumados. De nada adianta exigir da criança o que eles mesmos não fazem

Top