Como ensinar gato a urinar no lugar certo

Um bichinho de estimação é capaz de alegrar o dia a dia das pessoas, de forma a levantar o astral da casa e de…

Um bichinho de estimação é capaz de alegrar o dia a dia das pessoas, de forma a levantar o astral da casa e de toda a família que nela reside. Entretanto, a situação pode se reverter caso o pet tenha dificuldade para fazer suas necessidades no local apropriado, pegando os donos de surpresa quanto a este assunto.

Por isso, caso você queira ensinar o gato a urinar no local certo, entenda a seguir quais são as preferências do animal e ajude-o a adotar um local especifico como banheiro, a fim de garantir mais limpeza e conforto não só para o seu amiguinho, como também para toda família:

Saiba como ensinar o gatinho a fazer suas necessidades no local correto (Foto: Divulgação)

Compreendendo o comportamento dos gatos

Diferentemente dos cães, que escolhem o local de suas necessidades longe do ambiente onde está sua cama ou comida, os gatos já se baseiam no substrato e são muito exigentes para aderirem ao local mais adequado. Porém, é muito mais fácil para os donos adestrar gatos neste aspecto, visto que pelo próprio instinto o bichano já acertará em cheio onde fazer suas necessidades.

Todavia, para começar escolha uma caixa de areia para gatos apropriada, isto é, um modelo que não seja muito pequeno e permita que o gatinho possa se movimentar de maneira confortável.

Salvo raras exceções, os gatos se baseiam no substrato na hora de fazer suas necessidades (Foto: Divulgação)

Ensinando o gato a urinar no local certo

Ao trazer um novo gato para casa, adote um espaço específico para o bichano fazer suas necessidades e deixe-o lá, sem acesso aos outros cômodos, por uma semana. Lembre-se de escolher uma areia macia e que não machuque as patinhas do pet, pois nestes casos ele não entrará na caixa de areia.

Continuar Lendo  Coelho anão: saiba mais sobre este bicho

Ao ver que ainda o gato não urina no local certo, coloque-o dentro do próprio recipiente faça um movimento de arranhar o solo com suas patinhas de forma suave, porém isso não costuma ser necessário já que eles são animais extremamente inteligentes. Assim que o bichano estiver usando a caixa de areia como banheiro, aumente gradativamente o seu espaço de acesso para que o referencial de onde fazer suas necessidades não seja perdido.

Escolha um bom substrato para que o gato fique atraído pela caixinha de areia (Foto: Divulgação)

Porém, pode acontecer do gato urinar no lugar errado depois de muito tempo acostumado, de forma que este comportamento pode decorrer devido um quadro de estresse. Nesta situação o melhor é sempre buscar entender o que iniciou o problema e dispor de um ambiente tranquilo e harmonioso para o pet. Por fim, lembre-se de limpar com frequência o cômodo do gato para que ele mantenha suas boas maneiras e jamais perca o referencial de onde fazer suas necessidades.

Top